Oração Mental: Uma maneira maravilhosa e vital de se aproximar de Deus!

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A oração mental é uma ótima maneira de se aproximar de nosso Senhor! A própria oração foi definida em parte como elevar o coração e a mente a Deus para adorá-Lo, agradecê-Lo por Seus benefícios, pedir Seu perdão e implorar a Ele todas as graças de que precisamos, seja para a alma ou para o corpo.

Na oração vocal, mais familiar para a maioria de nós, recitamos orações fixas como o Pai-Nosso, a Ave Maria, o Glória e, felizmente, inúmeras outras, incluindo muitas encontradas neste site.

Enquanto a oração vocal é essencial para a santidade, a oração mental o é em alguns aspectos ainda mais, pois pode “turboalimentar” nosso relacionamento com nosso Criador, diminuindo nossas tendências pecaminosas e trazendo-nos verdadeira paz de espírito e felicidade, conforme nos aproximamos a Ele em uma espécie de desapego amoroso das pressões e prazeres mundanos.

A oração mental difere da oração vocal porque você está trazendo seus próprios pensamentos e ideias diante de Deus sobre uma passagem particular da escritura ou leitura espiritual, ou algum outro aspecto de nossa fé, no que Santa Teresa de Ávila uma vez chamou de “coração para – conversa de coração ”com Deus.

A oração mental também é chamada de meditação, mas não deve ser confundida com meditação que tem ressonâncias hindus ou budistas de recitar mantras (como na Meditação Transcendental) e exercícios respiratórios.

Se a oração mental é nova para você, não se deixe dissuadir de tentá-la, pensando que é muito difícil ou que talvez você não a faça corretamente. Você não precisa ser um místico ou religioso para se engajar nisso! Vários artigos e livros sobre vários métodos de oração mental podem fazer com que pareça bastante intimidante, mas em essência não é tão complicado.

Procuramos aprimorar nossa introdução à oração mental aqui, fornecendo informações adicionais sobre o assunto de Santo Afonso de Ligóriope. Bertrand WilberforceSt. Francis de Sales e Rt. Rev. Dom Vitalis Lahodey.

Embora o incentivemos a ler as páginas sobre oração mental relacionadas acima com atenção, não sinta que precisa seguir cada um dos métodos que eles sugerem ao pé da letra, ou do contrário você está fazendo algo “errado”! Você não está.

A única coisa errada que você pode fazer na oração mental é desistir dela se você se sentir muito distraído ou se não estiver “aproveitando nada”.

Lembre-se, também, de que os métodos de oração mental descritos abaixo servem como sugestões, já que as “rodinhas de treinamento” são feitas na bicicleta, com a importante diferença de que você pode usá-las desde que as considere úteis. Não há limite de tempo!

Ao praticar a oração mental, você pode levar de 15 minutos a meia hora (mais ou menos, com 15 minutos sendo um bom ponto de partida). Quanto mais você puder fazer isso, melhor!

Se uma sessão parecer muito seca ou sem sentido (ou mesmo várias sessões), não pense que essa será sempre a regra. Se você desistir por causa da aridez ou distrações (que todos os santos experimentaram em um momento ou outro), você pode muito bem perder outras oportunidades de experimentar o amor e a sabedoria de Deus de maneiras que você nunca imaginou!

Santa Teresa de Calcutá disse uma vez, em essência: “Deus não exige que sejamos bem-sucedidos, apenas que sejamos fiéis”. É disso que se trata a perseverança na jornada espiritual.

Na oração mental, exercitamos nossa memória , nosso entendimento e nossa vontade , que têm sido chamados de “três poderes da alma”.

TRÊS PARTES DA ORAÇÃO MENTAL

Falando em três, existem três partes fáceis de lembrar na oração mental: a preparação , a meditação em si e a conclusão .

A PREPARAÇÃO

Para a preparação, você pode começar concentrando-se em colocar-se na presença de Deus para ter um bom estado de espírito para receber Seus pensamentos e sussurros.

Se achar útil, comece com algumas orações vocais curtas. Os atos de esperança de  e de amor são bons, assim como esta curta oração chamada Suscipe. O ato de contrição pode ajudá-lo a se aproximar de Jesus com verdadeira humildade e tristeza por seus pecados, uma parte essencial da oração mental.

Ou você pode recitar algumas outras orações curtas, como as aqui. Peça a Deus suas percepções também. (O grande santo Afonso Ligório escreveu sobre tudo isso com mais detalhes com algumas sugestões curtas para as orações iniciais nesta página.) Lembre-se, porém, que seu “aquecimento”, usando uma ou mais dessas sugestões, deve ser breve.

A MEDITAÇÃO

Então, para a meditação em si, reflita sobre uma passagem da escritura, alguma boa leitura espiritual ou algum conceito como a Paixão de Nosso Senhor. (É aí que a memória e a compreensão entram em jogo). Não sinta que isso tem que ser complicado ou mesmo demorado!

(Na verdade, Santa Teresa de Ávila uma vez passou uma hora meditando apenas nas palavras “Pai Nosso”, não na oração em si , contemplando as várias maneiras pelas quais Deus é um Pai para nós!) Temos mais alguns comentários sobre isso a seguir.

Então, com a ajuda de Nosso Senhor (com o Espírito Santo), você pode obter insights para se tornar um cristão melhor e avançar na santidade. (Resolver fazer da vontade Dele a sua também constitui a parte “vontade” de sua meditação.)

A CONCLUSÃO

Isso leva à conclusão , a alguma resolução construtiva para fazer o melhor de sua parte, mesmo que seja apenas naquele dia ou um dia de cada vez.

Essa resolução pode ser tão simples quanto decidir não irromper com um colega de trabalho teimoso ou com seu cônjuge em uma situação difícil; ou em renunciar a algum mau hábito para aumentar em virtude.

FR. “QUATRO Cs” de JON BARTUNEK

Por outra perspectiva, o Padre Jon Bartunek., Em seu excelente guia para meditação sobre os Evangelhos intitulado The Better Part , define quatro coisas importantes (todas convenientemente começando com a letra C) que precisamos fazer na meditação: Encontramos estes “quatro C’s ”para ser um grande auxiliar de memória! Eles são os seguintes:

C oncentrar (Concentre-se em estar na presença de Deus.)

C onsiderar (Pense sobre o que o texto das escrituras ou o assunto está dizendo a você.)

C onverso (Envolva-se em seu próprio “diálogo” espontâneo com Deus sobre o que você aprendeu.); e por último mas não menos importante:

C omita (pense sobre quaisquer resoluções que você deseja aplicar a partir de sua meditação para ajudar no seu crescimento espiritual.)

OUTRAS SUGESTÕES

Para elaborar mais além dessas ajudas de memória:

1) Ao se colocar na presença de Deus, encontre um lugar tranquilo onde você não se distraia. Você pode estar ajoelhado ou apenas sentado, se a postura de ajoelhar faz com que você se concentre em alguma dor no joelho. O importante é respeitar a postura.

2) Ao escolher a leitura das Escrituras como seu ponto focal, você pode escolher qualquer passagem da Bíblia que achar melhor. Meditar nas passagens do Evangelho, como as da Paixão de Nosso Senhor, são escolhas especialmente boas!

Para a leitura espiritual, é melhor procurar por aqueles livros que têm um aval da Igreja, pois não há nada neles que contradiga nossa fé e moral (exemplos disso seriam um livro contestando a divindade de Jesus, ou algum texto panteísta da Nova Era. ) Livros escritos por e sobre os santos são altamente recomendados. Observe novamente que sua seleção para meditação não precisa ser longa.

Você pode pegar parágrafos ou passagens de qualquer uma das seleções que eles listam e obter bastante alimento espiritual. Você não precisa ter lido nenhum deles por completo para obter Comecei! Qualquer leitura que você fizer nesse sentido está aumentando seu “Banco de Conhecimento”, onde se basear em pensamentos e ideias, isso é o principal.

Você também pode usar um crucifixo como ponto focal para refletir sobre a Paixão de Cristo e seu significado para você. Ou talvez algum aspecto da doutrina católica.

Ou pensamentos sobre nossa Mãe Santíssima. As possibilidades são infinitas! E se você achar que algum assunto ou leitura é bom para mais de uma sessão, continue usando-o se achar que está te ajudando.

3) Reflita sobre a leitura ou assunto que você escolheu no ritmo que for melhor para você. O que esse material significa? Como posso me relacionar com isso? Como isso pode me ajudar a lutar contra um pecado específico? Aqui estão alguns exemplos de como a oração mental pode ajudar:

Seu pecado é muito orgulho? Reflita sobre a preferência de Jesus do publicano arrependido em vez do orgulhoso fariseu (Lucas 8: 9-14).

Falta de confiança em Deus? Conforte-se com Ele acalmando as ondas e deixe-O acalmar seu próprio mar tempestuoso (Marcos 4: 35-41).

Sempre se comparando com os outros? Considere a repreensão que Cristo fez a Seus discípulos quando eles estavam discutindo sobre quem era o maior (Marcos 9: 33-37).

Sentindo-se morno ou sem fé? Peça a Deus que trabalhe com você para tornar sua alma mais semelhante ao solo fértil, para que as sementes da graça não sejam devoradas pelos pássaros; murchava ao ricochetear na rocha dura; ou sufocado por espinhos em Sua bem conhecida parábola do semeador (Mt 13: 1-23).

Procurando inspiração para ser um católico melhor? Considere o famoso ensino de Jesus sobre o sal e a luz no Sermão da Montanha (Mt 5: 13-16).

Em todos os casos, compartilhe seus pensamentos com Deus quando eles surgirem. Peça a Ele novamente por suas percepções sobre como crescer mais perto Dele em santidade. Afinal, tudo isso faz parte da sua conversa com nosso Senhor!

4) “Resuma” o seu tempo gasto com Jesus com a resolução de como segui-Lo mais de perto em sua vida. A ideia é “dar permissão a Deus” (nas palavras de Santa Teresa de Calcutá) para trabalhar dentro de você de alguma forma para que você possa compartilhar Seu amor e bondade com os outros.

Lembre-se de seguir sua resolução da melhor maneira possível e pedir a ajuda de Deus com isso. Promessas vazias não o tornarão mais semelhante a Cristo nem o ajudarão a avançar em santidade como um cidadão em treinamento para o céu.

Faça um dia de cada vez, se necessário. Diga “Hoje, farei (ou não farei) tal e tal, ou nos próximos dias, etc.” Mantenha sua resolução desafiadora no sentido de que você está tentando abandonar algum hábito ou inclinação pecaminosa, mas mantenha isso factível também.

5) Algumas palavras de agradecimento e amor nunca prejudicaram para resumir a sua “sessão” com o seu Criador, em suas próprias palavras e / ou com algumas orações vocais curtas, ou apenas o Pai Nosso, Ave Maria e Glória para fortalecer a sua vontade para cumprir a sua resolução.

O importante aqui é levar o seu tempo em tudo isso e ser paciente. Anote os pensamentos em um “diário espiritual” se você acha que isso pode ajudar, de qualquer maneira!

E não se preocupe se não tiver nenhum pensamento especial imediatamente ou mesmo com o tempo. Deixe ir e deixe Deus cuidar dessas questões, como se costuma dizer em vários programas de 12 passos

Além disso, como mencionamos antes, não deixe que os momentos de distração ou secura o impeçam deste momento valioso com nosso Senhor.

Os santos tiveram esses momentos, então não pense que você não vai! Prática e perseverança são a chave na oração mental, conforme mencionado anteriormente. Quanto mais você puder fazer orações mentais, mesmo que seja apenas nessas sessões de 15 minutos, mais você obterá com isso.

A meditação pode ajudá-lo a controlar suas inclinações pecaminosas ao se aproximar de Deus, em vez de deixar que eles o controlem! Você ainda pode ser tentado a se envolver em maus hábitos (gula, luxúria, ciúme, bebida, jogo, ódio etc.), mas a frequência e a intensidade dessas tentações diminuirão com o tempo. E quanto mais você se dedicar à meditação, mais naturalmente fluirão as percepções de Deus e menos complicado será o processo.

Além disso, como o Padre Bartunek aponta, não pense que seu esforço é um fracasso se você não sair dele “sentindo” algo. Como ele disse, seu relacionamento com nosso Senhor não é apenas sobre “sentimentos”, mas sim sobre amizade e amor.

Os sentimentos podem mudar. Nosso amor por Cristo não deveria, nos momentos bons ou ruins. (Afinal, Seu amor por nós não muda!) Se você sentir algumas emoções calorosas e confusas por causa da oração mental, tanto melhor. Só não espere por eles, esse é o ponto!

Ao longo dessas linhas, é importante notar que a meditação católica é centrada em Cristo, não egocêntrica. Não há observação naval acontecendo aqui! Você tem que se esvaziar de todos os pensamentos egoístas, pelo menos por este tempo quieto com Deus, e deixá-lo estar na frente e no centro de tudo em sua vida .

Como Santo Agostinho disse uma vez: “Você deve ser esvaziado daquilo com que está cheio, para que possa ser preenchido daquilo de que está vazio.” Quanto mais você se envolve em oração mental, mais você pode permitir que Ele “assuma o controle”, não apenas nesses momentos, mas durante todo o dia também!

Esperamos que as páginas vinculadas acima possam aumentar o seu amor pela oração mental e seu conhecimento de suas várias técnicas, mas, novamente, não pense que se trata apenas de seguir uma lista de verificação. Estas informações têm como objetivo orientá- lo e não dissuadi- lo.

O aspecto principal da oração mental é que no final você pode ser como os discípulos no caminho para Emaús que disseram depois de terem a aula final de catecismo de nosso Senhor quando disseram “nossos corações não estavam queimando quando ele abriu as escrituras? “(Lucas 24:32).

Gostaríamos de deixá-los com estas palavras adequadas sobre o relacionamento que nosso Senhor muito deseja ter conosco, todos nós e cada um de nós, com vocês .

Eles fornecem uma visão interessante de alguns dos objetivos da oração mental. Seu conselho dado às almas abaixo é retirado de uma de suas muitas conversas com a freira espanhola Irmã Josefa Menendez na década de 1920:

“Abra toda a sua alma para Mim, e se você está consciente de não ter nada digno de Mim, diga com humildade e confiança: ‘Senhor, Tu conheces tanto as flores como os frutos do meu jardim. Venha e me ensine como posso cultivar o que quiser Mais a ti. ‘

Para quem fala assim e tem um desejo genuíno de mostrar amor, eu respondo: Amado, se esse é o seu desejo, deixa-Me crescer para você. Deixe- me investigar e cavar em seu jardim. Deixe- Me limpar o chão daquelas raízes vigorosas que o obstruem e que você não tem força para arrancar.

Talvez eu deva pedir-lhe que renuncie a certos gostos, ou sacrifique algo em seu caráter … faça algum ato de caridade, de paciência ou abnegação … ou talvez prove seu amor por zelo, obediência ou abnegação; todas essas ações ajudam a fertilizar o solo de sua alma, que então será capaz de produzir as flores e os frutos que procuro.

Sua autoconquista obterá luz para um pecador. Sua pronta paciência sob provocação curará as feridas que ele me infligiu, reparará sua ofensa e expiará sua falta. Uma reprovação aceita com paciência e até com alegria obterá para o pecador cego pelo orgulho a graça de deixar a luz penetrar em sua alma e a coragem de implorar humildemente perdão.

Tudo isso farei por você, se Me der liberdade. Então florescerão rapidamente em sua alma e você será o consolo do Meu Coração …

Venha, eu digo … vamos discutir tudo com total liberdade. Preocupe-se com os pecadores. Ofereça-se para reparar. Prometa-Me que pelo menos hoje você não Me deixará em paz … então veja se Meu Coração não está pedindo algo de você para confortá-lo.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x