Uma Oração Universal por Todas as Coisas Necessárias para a Salvação

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Esta Oração Universal foi atribuída ao Papa Clemente XI do século XVIII. Esta oração fornece um bom esboço do que precisamos fazer para nos empenharmos pela santidade e pela Vida Eterna, como “cidadãos em treinamento” para o Céu!

Meu Deus, eu acredito em Ti; fortalecer minha fé. Todas as minhas esperanças estão em você; protegê-los. Eu te amo; ensina-me a te amar cada vez mais. Lamento tê-lo ofendido; aumentar minha tristeza. 

Eu te adoro como o autor do meu primeiro começo. Eu aspiro a você como meu último fim. Agradeço-lhe como meu benfeitor constante, e invoco-o como meu protetor soberano.

Meu Deus, tem o prazer de me conduzir pela sua sabedoria; para me conter pensando em Sua justiça; para me confortar por sua misericórdia; para me defender pelo Seu poder.

A Ti desejo consagrar todos os meus pensamentos, palavras, atos e sofrimento, para que doravante eu possa pensar em Ti, falar de Ti, encaminhar todas as minhas ações para Tua maior glória e sofrer de boa vontade tudo o que Tu designares.

Senhor, desejo que em todas as coisas a Tua Vontade seja feita, porque é a Tua Vontade, e desejo que todas as coisas sejam feitas da maneira que Tu desejas. 

Faze que eu sempre estime tudo o que te agrada, despreze o que abominas, evite o que proíbe e faça o que me ordena.

Eu imploro que você ilumine meu entendimento, inflama minha vontade, purifique meu corpo e santifique minha alma.

Meu Deus, dá-me forças para expiar meus pecados, para vencer minhas tentações, para subjugar minhas paixões e para adquirir as virtudes próprias de meu estado de vida.

Encha meu coração de terna afeição por Tua bondade, ódio pelas minhas faltas, amor ao meu próximo e desprezo pelo mundo. Que a Sua graça me ajude a ser obediente aos meus superiores, gentil e cortês com os meus inferiores, fiel aos meus amigos e caridoso com os meus inimigos.

Ajude-me a superar a sensualidade com o auto-sacrifício, a avareza com as esmolas, a raiva com a mansidão e o descuido com a devoção. Meu Deus, torna-me prudente em meus empreendimentos, corajoso no perigo, paciente nas provações e humilde no sucesso.

Faze que eu esteja sempre atento às minhas orações, moderado nas minhas refeições, diligente no meu trabalho e fiel nas minhas boas resoluções.

Que minha consciência seja sempre reta e pura, meu comportamento modesto, minhas conversas gentis e minhas ações edificantes.

Ajude-me para que eu possa me esforçar continuamente para superar as inclinações malignas de minha natureza, para cooperar com Sua graça, para guardar Seus mandamentos e para operar minha salvação.

Meu Deus, faça-me perceber o nada deste mundo, a grandeza do céu, a brevidade do tempo e a extensão da eternidade.

Conceda que eu possa me preparar para a morte; para que eu tema o Teu julgamento; para que eu possa escapar do inferno e no final obter o céu. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Tudo isso parece uma ordem muito alta? Você já ouviu falar que até o justo peca sete vezes ao dia? Não perca a esperança! Como você pode ver, o Papa Clemente não tem medo de pedir a Deus a Sua ajuda para “obter o céu”.

E há boas notícias! Embora nosso Senhor não tenha garantido a cada um de nós a salvação de Sua Paixão, Ele deseja muito ajudá-lo em sua jornada (e às vezes em sua luta) rumo à santidade nesta vida para que você possa passar a eternidade com Ele no céu e não ser perdido para sempre no inferno no próximo!

(Não por acaso, nossa bem-aventurada Mãe Maria, a quem Santo Afonso de Ligório certa vez chamou de “dispensador de todas as graças divinas”, também está mais do que pronta para ajudá-lo a se aproximar de seu Filho por meio de orações como o Rosário.) 

Como o próprio Jesus disse mais famoso nos Evangelhos: “Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim e eu nele dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer ”(grifo nosso) (João 15: 5). Você não deveria “seguir sozinho”, para alcançar sua salvação sem a ajuda divina, em parte por meio de orações como esta acima.

Na verdade, nossa Igreja chama de heresia a ideia de que se pode alcançar a salvação sem a ajuda de Deus de Pelagianismo! Basta lembrar que Nosso Senhor nos deu Sua Igreja, oração e os Sacramentos para nos ajudar a receber Suas graças. E todos nós somos pecadores que precisam da misericórdia de Deus. Não tenha medo de pedir a Ele, principalmente no sacramento da Penitência

Se você pecar 7 vezes ao dia, Jesus pode perdoá-lo 70 vezes mais. Afinal, Ele disse a Pedro para estar pronto para perdoar os outros tanto assim no Evangelho de Mateus (18:22).

Apenas não trate a misericórdia de nosso Senhor como uma licença para pecar, sem nenhuma contrição real ou propósito de emenda quando você cair.

Observe também, na referência ao “nada deste mundo”, isso não significa que você não deve se esforçar para alcançar o sucesso, espero que usando quaisquer talentos que Deus lhe deu, e ser capaz de criar uma família e ter amigos e o gosto. Apenas não se apegue muito a nada criado em vez de ao nosso Criador.

Tudo vem e vai mais rápido do que qualquer um de nós imagina! E, como St. James escreveu uma vez “Qual é a sua vida? É uma névoa que aparece um pouco e depois se desvanece ”(Tg 4:15). Ou, como disse o Profeta Isaías: “Toda carne é erva” (Is 40: 6).

Mas não se desespere com isso também! O importante, em todo o seu trabalho, é dar glória a Deus em amor e obediência. Quando as coisas vão bem, agradeça a Deus por Suas bênçãos. Quando as coisas vão mal, como acontece com tantos hoje em dia, peça a ajuda de Deus para superar os tempos difíceis.

E lembre-se sempre que, por mais tortuoso ou reto, acidentado ou liso, o caminho para o Céu é para cada um de nós, o fim dessa estrada nos leva a um lugar totalmente novo e glorioso! Uma eternidade livre de doenças, tristezas, ódios e de tudo o que nos aflige aqui na terra, transbordando da paz e do amor de Deus, amor verdadeiro!

Como escreveu São Paulo “o olho não viu, nem o ouvido ouviu, nem subiu ao coração do homem, tudo o que Deus preparou para os que o amam” (1 Cor 2, 9).

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x