Orações antes do Santíssimo Sacramento

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Oração e meditação diante de nosso Senhor no Santíssimo Sacramento são ótimas maneiras de passar algum tempo especial com ele. Você pode pedir-Lhe graças para você ou para seus entes queridos, refletir na Sua Palavra ou apenas fazer companhia a Ele! E isso não incomoda Jesus. Na verdade, Ele deseja muito ver você!

Nós, católicos, acreditamos que na missa o pão e o vinho tornam-se verdadeiramente o corpo, o sangue, a alma e a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo, durante a consagração do sacerdote.

O pão consagrado, a Eucaristia, na forma de bolachas que chamamos de hóstias, torna-se o que é conhecido como o Santíssimo Sacramento.

Jesus aparece para nós naquele momento na forma de pão e vinho. No entanto, como acreditamos seguir a doutrina do que é chamado de Presença Real, nosso Senhor está tão presente para nós aqui quanto estava com seus apóstolos na Palestina há 2.000 anos!

Observe também que, embora o sangue de Nosso Senhor seja distribuído como vinho durante a Comunhão, consideramos que a Hóstia consagrada compreende o Corpo e o sangue de Nosso Senhor, como mencionado acima. (Afinal, Ele poderia estar presente para nós em Seu corpo sem Seu sangue?)

As hóstias consagradas não utilizadas na Sagrada Comunhão na Missa são também o Santíssimo Sacramento e são colocadas numa caixa especial conhecida como tabernáculo para ser entregue mais tarde aos enfermos ou moribundos que não possam ir à Missa.

Uma hóstia também pode ser exposta no altar no que é conhecido como custódia, um vaso ornamentado semelhante ao mostrado acima, para o culto público no que é chamado de adoração eucarística.

Muitas igrejas têm horários específicos durante o dia para a adoração de nosso Senhor exposta na custódia, muitas vezes à tarde, como mostrado aqui para os Estados Unidos, e aqui para listagens mundiais.

Esta devoção também é conhecida como Rito de Exposição Eucarística e Benção. Pode incluir homilias de um padre, leituras das Escrituras, hinos como O Salutaris Hostia e Tantum Ergo, e tempo para adoração silenciosa, após o qual o padre abençoa a congregação em uma bênção do Santíssimo Sacramento, seguido por Louvor Divino.

Muitas pessoas também passam tempo com Jesus no que chamamos de “hora santa”, que pode incluir os elementos litúrgicos mencionados acima. Mais frequentemente, é um momento apenas para adoração silenciosa.

Uma boa maneira de passar uma hora com nosso Senhor dessa maneira é dividir seu tempo em segmentos de 15 minutos, cada um dedicado à meditação em um espírito primeiro de adoração, depois de contrição, ação de graças e, finalmente, súplica. Seu tempo gasto com Nosso Senhor na Hora Santa pode ser mais importante do que você imagina.

Algumas paróquias também têm o que chamamos de Adoração Perpétua, na qual Nosso Senhor fica exposto na custódia por um período mais longo e ininterrupto, como no que se chama de devoção de quarenta horas, ou mesmo 24 horas por dia, sete dias por semana.

Muitos deles, entretanto, não oferecem mais Adoração Perpétua, mas reservam o Santíssimo Sacramento em um tabernáculo fechado para que as pessoas possam orar em sua presença sem a necessidade de voluntários para estarem presentes (como deve ser o caso quando o Santíssimo Sacramento está exposto).

É importante assinalar a este respeito que a adoração eucarística inclui as nossas visitas a Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento, tanto na tenda como na custódia do altar.

No entanto, como disse uma vez o Padre John Hardon, um campeão de Cristo na Presença Real como pode ser visto neste excelente site, nós, como católicos, devemos tentar orar tanto quanto possível diante do Santíssimo Sacramento exposto no altar.

Inúmeros religiosos, incluindo muitos santos e papas ao longo dos séculos, exaltaram as grandes bênçãos e benefícios espirituais que podemos derivar da adoração eucarística.

O Papa João Paulo II, chamando-o de “um grande tesouro da fé católica”, observou que “nutre o amor social” e encorajou todos os cristãos a visitarem Jesus regularmente no Santíssimo Sacramento, pois “todos nós somos chamados a permanecer na presença de Deus”.

Falando em sermos chamados, o que é tão importante para nós percebermos é que Cristo nos chama , cada um de nós para visitá-lo em adoração eucarística como chamou os seus apóstolos!

Nosso Senhor disse na cruz “Tenho sede” e, de fato, Ele expressou a Ir. Josepha Menendez, uma freira espanhola na década de 1920, Sua constante sede de almas! Jesus espera-nos em tabernáculos em todo o mundo “cheios de piedade e de amor”. (Este grande teólogo também escreveu uma oração maravilhosa à Mãe Santíssima, que você pode recitar após cada visita.)

Pense nisso! Nosso Senhor Jesus Cristo pode acalmar os ventos e as ondas com uma repreensão (Mc 5: 35-41). Ele poderia transformar uma refeição para um em uma para 5.000 (Mt 14: 13-23).

Ele poderia até mesmo curar as pessoas de suas aflições físicas com apenas um toque (como em Lc: 12-14). Este mesmo Deus de tal poder e majestade se torna presente e prontamente disponível em incontáveis ​​altares e tabernáculos em igrejas ao redor do mundo para estar com cada um de nós, na verdade, estar com vocês!

Então, como devemos “reverenciar este maravilhoso dom”, como o Santíssimo Sacramento é chamado no famoso hino Jesus Meu Senhor Meu Deus Meu Tudo?

Aproxime-se de Cristo, como sempre, com humildade, contrição e amor. Faça do seu coração um vaso no qual Ele possa derramar sua graça. Una o seu coração atribulado ao Seu Sagrado Coração e peça a Ele a sabedoria e as graças de que necessita nas situações difíceis!

Trate-o como faria com um de seus amigos mais próximos, com amor e respeito. Sinta-se à vontade para dizer a Ele o que quer que o incomode ou agrade ( silenciosamente ou muito silenciosamente, o silêncio é a chave para a concentração neste ambiente íntimo).

Você também pode fazer as orações que desejar: o Rosário, o Anima Christi, Um Ato de Comunhão Espiritual, ou qualquer número de orações muito boas do Santíssimo Sacramento.

Se preferir, apenas dê ao nosso Senhor seus pensamentos sinceros em mediação ou reflexão. Ou, se você estiver se sentindo particularmente atormentado ou apressado, pode simplesmente fazer companhia a ele!

Além de um livro de oração, você pode trazer algumas boas leituras espirituais ou escrituras para reflexão. Tenha em mente que, embora isso não deva deixá-lo orgulhoso ou orgulhoso, quanto mais você aprende sobre nossa fé por meio dessa leitura, mais profunda sua experiência com nosso Senhor pode ser nas reflexões que ele pode inspirar em você por meio de Seu Espírito.

Pode ser útil trazer um caderno para anotar alguns desses pensamentos. O renomado Arcebispo Fulton J. Sheen e o Papa João Paulo II fizeram isso. De fato, o Bispo Sheen preparou suas homilias na presença do Santíssimo Sacramento porque, como ele disse, “as idéias mais brilhantes vêm do encontro com Deus face a face”.

O Bispo Sheen referiu-se ao seu tempo diário passado diante do Santíssimo Sacramento como sua “hora de poder” para a renovação espiritual. Não pense, entretanto, que você não pode passar períodos mais curtos de tempo com ele, se você estiver realmente estressado. Mesmo 10 ou 15 minutos com Ele podem ajudar a tornar um dia difícil muito mais fácil de suportar!

Novamente, não sinta que está perdendo tempo com nosso Senhor se não fez muitas orações. Apenas dê a Ele seu amor e devoção sinceros.

São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, certa vez perguntou a um de seus paroquianos que passava horas em adoração ao Santíssimo Sacramento: “Meu bom pai, o que dizes a Nosso Senhor nessas longas visitas que Lhe faz todos os dias?” “Não digo nada a Ele”, foi a resposta comovente do homem; “Eu olho para Ele e Ele olha para mim.”

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x