Um ato de amor: Uma oração para compartilhar o amor de Deus

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Como vai sua vida amorosa Espiritualmente falando, claro! A oração do ato de amor vai direto ao cerne da questão quanto ao que realmente conta como amor
aos olhos de Deus:

Ó meu Deus, eu te amo acima de todas as coisas, de todo o meu coração e alma, porque tu és todo bom e digno de todo amor. Amo meu próximo como a mim mesmo, pelo amor de vocês. Eu perdôo todos os que me feriram e peço perdão a todos os que feri.

(Observe que em muitos livros esta oração é chamada simplesmente de “Um Ato de Amor”.)

Essas três frases nos desafiam a pensar sobre o amor verdadeiro de uma forma que o mundo ao nosso redor não pensa! A oração do ato de amor traz à mente dois grandes mandamentos de nosso Senhor para nós, expressos nos Evangelhos: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de toda a mente [e] ama o teu próximo como a ti mesmo ”(Mt 22:37, 39).

(Observe que estes de forma alguma substituíram os Dez Mandamentos originais, mas foram feitos para resumir sua essência! Mostramos nosso amor a Deus em nossa obediência aos Seus mandamentos.)

Jesus deixou muito claro muitas vezes nos Evangelhos e na Oração do Senhor que mostramos nosso amor por Ele na forma como tratamos as outras pessoas e que Ele nos perdoará tanto quanto nós as perdoamos.

Além disso, não devemos envenenar nosso relacionamento com os outros sendo orgulhosos demais para nos desculparmos quando os prejudicamos.

A ideia de amor de Deus não é a mesma expressa em muitas canções e programas de TV hoje em dia, tudo sobre sexo e autogratificação.

O amor que Ele busca de nós e nos pede para dar aos outros é um  amor ágape (do termo grego), intimamente mesclado com a caridade.

Esse amor é um dos presentes de Deus para nós. É uma das três virtudes teológicas, junto com a fé e a esperança, cada uma com sua própria oração!

Muitas vezes referida como “caridade” nas traduções tradicionais da Bíblia, consiste em amar a Deus, como a oração do Ato de Amor declara “acima de todas as coisas”, e amar nosso próximo por amor a ele.

Não vem de nossos sentimentos, isto é, de nossos gostos e aversões naturais, mas sim de nossa vontade em nosso desejo de agradar a Deus.

Na verdade, isso é amor pelos outros por amor de Deus, sem pensar sobre o que podemos receber em troca. Além disso, somos chamados a amar aqueles que podem não parecer particularmente amáveis, assim como nossos inimigos.

Caso a noção de amar seus inimigos pareça uma ordem muito alta em um mundo saturado de conflitos, considere que, como disse São Paulo, Cristo morreu por nós para nos reconciliar com Deus  enquanto éramos Seus inimigos  (Rm 5,10).

O amor de Cristo por nós nesta terra foi modelado em humildade e abnegação. Ele nasceu em uma manjedoura e morreu na cruz no último ato de amor!

Como nosso Senhor instruiu Seus apóstolos na noite antes de Sua Paixão, devemos “amar-nos uns aos outros como eu vos amei … Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos” (João 13: 34-35). Ele queria que nos amássemos, com verrugas e tudo!

Santa Teresa ficou tão emocionada com esse mandamento do Evangelho de João que dedicou sua vida a amar os outros como Jesus os amaria.

Ela queria que tudo o que fizesse fosse um ato de amor! Isso incluía buscar o que há de bom em todos, tolerar seus defeitos e mostrar àqueles que, de outra forma, ela poderia achar desagradável gentileza e respeito.

Seguindo este exemplo, se nem sempre podemos resolver nossas diferenças com os outros, podemos pelo menos orar por eles e orar para que não tenhamos amargura ou ressentimento em nossos corações por eles.

Embora isso possa ser especialmente difícil em casos de abuso físico ou emocional grave, pense nas situações mais mundanas de sua vida em que a mesquinhez leva o melhor de você. Você conhece alguém que precisa  estar certo sobre tudo? Você é assim?

Além disso, quanto importa (ou deveria) quem tem o carro, a casa ou a carteira maiores? Não se esqueça do preço emocional, físico e espiritual que a inveja e o ressentimento podem ter sobre nós. Mesmo os pequenos rancores que carregamos conosco podem parecer pesos de 50 libras depois de um tempo!

Embora o ato do amor convida oração nos a pensar de “nós” em um mundo de “me”, é importante para nós a amar  -nos  como filhos de Deus buscando fazer Sua obra através da partilha de Seu amor e bondade! Devemos evitar o tipo de amor próprio sensual e orgulhoso, no qual estamos sempre procurando o primeiro, pensando apenas em nós mesmos.

O renomado poeta inglês WH Auden resumiu a tragédia da condição humana a esse respeito quando escreveu quando começou a Segunda Guerra Mundial:

O erro criado no osso
De cada mulher e cada homem
Anseia pelo que não pode ter,
Não o amor universal
Mas para ser amado sozinho.

Muitas vezes, quando pensamos em “amor universal” de forma abstrata, também tropeçamos. Linus disse uma vez em uma velha  história em quadrinhos do  Peanuts “Eu amo a humanidade, são pessoas que eu não suporto!” Da mesma forma, o satírico Tom Lehrer disse uma vez apenas um tanto irônico que “Eu sei que existem pessoas que não amam seus semelhantes e  odeio  pessoas assim!”

Todos nós não somos vítimas desse tipo de pensamento às vezes? Você acha mais fácil defender alguma causa abstrata do que ser educado sob estresse, ou não guardar rancor em guerras territoriais com colegas de trabalho? Você não está sozinho!

Falando em estar sós, parafraseando Auden acima, não devemos amar apenas a Deus  , no sentido de tentar mantê-Lo todo para nós em nossa vida espiritual, ao mesmo tempo que temos uma atitude condescendente ou implacável para com aqueles que nos rodeiam.

São Paulo disse a este respeito que se ele “conhecesse todos os mistérios e todo o conhecimento, e se eu tivesse toda a fé, para poder remover montanhas, e não ter caridade [o termo tradicional para amor ágape, como mencionado anteriormente ], Eu não sou nada ”(1 Cor 13: 2).

Devemos também tomar cuidado com a fofoca, que afeta e, na verdade,  infecta  a todos nós, de uma forma ou de outra. Pode ser um ato de amor não espalhar ou repetir boatos ou, de outra forma, arruinar a reputação de alguém. São Tiago chamou a língua de “um mal inquieto, cheio de veneno mortal” quando usada dessa maneira (Tiago 3: 8).

Mahatma Gandhi disse uma vez: “Gosto do seu Cristo, mas não gosto dos seus cristãos. Eles são tão diferentes do seu Cristo. ” Embora possamos achar essa avaliação difícil, ela aponta um de nossos grandes desafios em viver nossa fé: estamos mostrando aos outros Jesus em nossas vidas por meio de nossas ações? Estamos permitindo que Ele trabalhe através de nós?

Na maioria das vezes o que mais nos enlouquece uns aos outros! Deus nos convida a viver em um mundo com muito mais paz do que este, aqui e também no céu.

A oração do Ato de Amor aponta o caminho para esse mundo. São Paulo nos lembra em sua primeira carta aos Coríntios (1 Coríntios 13: 7), como você deve ter ouvido ler em casamentos, que o amor é paciente, gentil, gentil, despretensioso, não ambicioso ou egoísta, e que não guarda rancor nem se alegra com as desgraças de outra pessoa.

Quanto mais podemos adotar essa abordagem, com a ajuda de Deus, mais podemos viver nossas vidas como um ato de amor por Ele e uns pelos outros. Então, podemos ser capazes de nos alegrar junto com o autor do Salmo 133 quando ele disse (no versículo 1) “Vede quão bom e quão agradável é que os irmãos vivam em união!”

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x