Orações de confissão: Pelo perdão de Deus e cura

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

As orações de confissão podem ser uma parte importante deste sacramento muito especial (também conhecido como o Sacramento da Penitência) instituído por nosso Senhor para o perdão dos pecados. Queremos oferecer aqui algumas orações comoventes e úteis para dizer antes da confissão, bem como depois.

Da confissão podemos receber o perdão de Deus pelos pecados que nos atormentam e atrapalham nosso caminho para a santidade (por meio do sacerdote que age em seu nome).

Também podemos obter a força e a graça necessárias de Deus para resistir às tentações de cometer esses pecados no futuro. Ao fazer isso, nos aproximamos de nosso Senhor em nossa jornada para a Vida Eterna com Ele no céu.

Muitos cristãos, incluindo alguns católicos, são vítimas do equívoco de que não precisam ver um padre para confessar seus pecados, mas, ao contrário, que ir direto a Deus em oração deve ser suficiente.

O problema com essa noção é que nosso Senhor instituiu especificamente o próprio Sacramento da Penitência depois de Sua ressurreição, quando disse aos Seus apóstolos: “ Perdoais os pecados de quem, eles estão perdoados; e cujos pecados você reterá, eles serão retidos ”(João 20:23).

Ele pretendia que seus sucessores, ou seja, os sacerdotes de Sua igreja, perdoassem pecados em Seu  nome. (De fato, o Concílio de Trento disse que este poder de perdoar os pecados se manifesta no Sacramento da Penitência.) Lembre-se de que o sacerdote que ouve a sua confissão está agindo in persona Christi , ou seja, na pessoa de Cristo.

Além disso, os sacerdotes podem dar bons conselhos ou palavras inspiradoras das escrituras para ajudá-lo. Esse é outro benefício que você não obteria apenas confessando seus pecados a Deus em casa!

Confessar-se regularmente também pode ajudar a se livrar de problemas emocionais que, de outra forma, você poderia desenvolver ao tentar suprimir a consciência culpada de seus pecados. Você geralmente não se sente melhor quando tira algo que o está incomodando?

Como disse o bispo Fulton Sheen certa vez: “A confissão regular evita que pecados, preocupações e ansiedades penetrem no inconsciente e degenere em medos melancólicos e neuroses”.

Embora a psiquiatria ou a terapia possam ser necessárias para alguns, este maravilhoso Sacramento pode funcionar muito bem para nos ajudar a lidar com as fraquezas e tensões de nossa vida diária.

É irônico que, embora a sociedade hoje perdoe prontamente as celebridades por suas transgressões se elas apenas se desculparem publicamente por elas, muitos em nossa fé perderam de vista a importância crítica de se desculpar por nossos pecados àquele que mais importa em nosso Destino Eterno, Nosso Senhor , indo para a confissão.

Este problema é exacerbado em alguns casos pela falta de padres e pelos tempos de confissão disponíveis em algumas paróquias. Você pode encontrar horários de confissão listados neste site muito útil que lista os horários da missa também .

É importante notar que uma boa confissão requer que examinemos nossas consciências completamente para os pecados que cometemos anteriormente, para sentir genuína contrição por eles, e para fazer a penitência então prescrita pelo sacerdote após a confissão com um firme propósito de alterando nossas vidas. (Essa penitência costuma ser uma oração curta ou orações como o Pai-Nosso e a Ave Maria, por exemplo.)

Mas como sabemos quais pecados confessar? Em uma sociedade que perdeu muito do verdadeiro senso de pecado. Você pode encontrar vários outros exames bons em livros de orações e na internet. Eles costumam usar os Dez Mandamentos como um guia.

Nossa fé reconhece a distinção entre dois tipos de pecado: venial e mortal, conforme discutido aqui . Os pecados veniais podem enfraquecer nosso relacionamento com Deus.

Os pecados mortais, se não forem confessados ​​e sem arrependimento, podem matá-lo, excluindo-nos da graça santificadora de Deus, a vida sobrenatural de Deus em nossas almas! (Daí o nome.)

(Pense nos pecados mortais como um câncer na alma e o pecado venial mais como um resfriado.) Todos os pecados nos separam de Deus em um grau ou outro, mas como São João disse em uma de suas cartas “nem todo pecado é mortal ”(1 João 5:17).

Certos pecados são considerados mortais, como assassinato, aborto, roubo, adultério e sexo fora do casamento. Outros podem ser mortais ou veniais, dependendo do grau do pecado. Fofocar sobre alguém, por exemplo, pode ser venial se você estiver apenas compartilhando alguma informação sobre ela. Se você os está caluniando , entretanto, esse pecado se torna mortal.

Beber uma taça de vinho ou cerveja após um dia duro de trabalho não é pecaminoso em si, para outro exemplo. Afinal, Nosso Senhor não transformou água em vinho nas bodas de Caná (João 2: 1-10)? Mas ser intencionalmente “martelado”, beber muito regularmente, coloca você no território do pecado mortal!

Falando sobre isso ser “voluntário”, observe também que existem três condições importantes para um pecado ser mortal: O pecado deve ser grave, devemos saber que é grave e, ainda assim, cometê-lo com nosso total consentimento.

Colocamos nossas almas em grave perigo quando não confessamos nossos pecados mortais. Um único pecado mortal deliberadamente não confessado pode nos levar ao Inferno e à separação eterna de Deus! Tenha em mente também que você nunca deve receber a Sagrada Comunhão se estiver ciente de ter cometido um pecado mortal sem antes tê-lo absolvido na Confissão.

Embora nossa fé exija que confessemos pecados mortais pelo menos uma vez por ano, temos a opção de confessar os pecados veniais também a um padre, e isso é altamente recomendado.

Como o expressa o Catecismo da Igreja Católica: “A confissão regular dos nossos pecados veniais ajuda-nos a formar a nossa consciência, a lutar contra as más tendências, a deixar-nos curar por Cristo e a progredir na vida do Espírito” (CIC 1458).

Quando for para a confissão, diga ao padre tão completamente quanto possível o número e a natureza dos pecados mortais que você cometeu desde sua última confissão, e quaisquer pecados veniais também.

E não se preocupe se você esqueceu de mencionar um pecado mortal. Apenas confesse esse pecado na próxima oportunidade disponível, uma vez que você se lembre dele, mas não tome a comunhão até que seja absolvido por um padre!

Observe também que a Igreja Católica fala de dois tipos de contrição: Perfeita e Imperfeita. Com Perfeito Contrição, como dizemos no Ato de Contrição após a Confissão, lamentamos nossos pecados porque ofendem a Deus, tanto quanto faríamos se ofendêssemos alguém especial (o que nosso Senhor deseja que seja para nós em qualquer caso)!

Com o Imperfect Contrition, nossa tristeza por nossos pecados está mais misturada com o medo do castigo de Deus. Qualquer um deles é suficiente para uma boa confissão, embora devamos nos esforçar para tratar nosso Senhor como um amigo próximo. Você não gostaria de machucar alguém assim, não é?

O Sacramento da Penitência nos dá uma grande oportunidade de receber as graças de nosso Senhor para evitar e resistir ao pecado. Isso não significa que podemos não lutar com nossos pecados e precisar confessá-los novamente quando cometemos um erro. (Talvez de novo e de novo!)

Ainda assim, quando você cair, não se desespere! Volte a tomar este sacramento o mais rápido possível para obter a graça e o perdão de Deus.

O diabo é bom em nos induzir ao pecado nos cegando quanto à justiça de Deus de antemão e então, uma vez que pecamos, cegando-nos quanto à misericórdia de Deus e nos induzindo ao desespero.

Não caia nessa armadilha! Evite o pecado e suas ocasiões tão completamente quanto possível, mas quando você escorregar, volte à confissão. O padre está lá para ajudar a restaurar sua alma ao seu antigo estado de graça.

Lembre-se que nosso Criador morreu na Cruz “para perdão dos pecados” para que possamos compartilhar a Vida Eterna com Ele. A expressão popular de que “Deus ama o pecador, mas odeia o pecado” se aplica aqui. Nosso Senhor não quer perder nenhum de nós.

Os Evangelhos incluem referências maravilhosas à misericórdia de Deus, como na parábola do filho pródigo (Lucas 15: 11-32).

O próprio Jesus disse a Santa Faustina, em uma de suas muitas revelações particulares a ela nos anos 1930, “Meu Coração transborda de grande misericórdia pelas almas e especialmente pelos pobres pecadores … Por eles eu habito no tabernáculo como o Rei da Misericórdia”.

Lembre-se também de que não há necessidade de sentir vergonha neste processo! Ter de confessar os seus pecados a outra pessoa, o sacerdote, exige muita humildade, uma virtude por excelência aos olhos de Nosso Senhor.

E não se preocupe se o que você disser não será mantido em sigilo. Se um padre revelar algo do que você disse a alguém , isso é motivo para sua excomunhão da Igreja. É assim que Jesus valoriza sua privacidade ao confiar nele por meio de seus sacerdotes!

Além disso, não se preocupe se seus pecados são grandes demais para serem confessados ​​ou se já faz muito tempo desde sua última confissão. Essas preocupações nunca devem afastá-lo do confessionário. E nunca sinta que seus pecados também não são “grandes o suficiente”! Seu exame de consciência antecipado pode revelar alguns vícios mesquinhos que você não foi capaz de livrar-se.

A confissão regular pode ajudá-lo a derrotar os impulsos que atrapalham seu progresso espiritual, como raiva, inveja, luxúria e orgulho (que estão entre os sete pecados capitais ).

O famoso psicólogo, autor e apresentador de rádio da EWTN Ray Guarendi certa vez chamou a Confissão de “ uma oportunidade fabulosa de dizer basicamente ‘Querido Senhor, guie-me a olhar para mim mesmo e a compreender todos os caminhos que não estou vivendo para você, e com sua graça e força, Eu posso melhorar. ‘ … Confessar nossos pecados nos dá uma oportunidade perfeita para obter o amor, a misericórdia e o perdão de Deus e de consertar o que podemos consertar . ” 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x