Oração do Senhor (O Pai Nosso) – Nossas Orações Católicas

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O Pai Nosso, também conhecido como Pai Nosso, foi composto pelo próprio nosso Senhor Jesus Cristo. Esta magnífica oração reflete lindamente os desejos de seu Divino Autor.

Jesus disse no Sermão da Montanha (foto acima) onde aparece pela primeira vez nos Evangelhos (Mateus 6: 9-13): “Quando orar, não escolha muitas palavras” (Mateus 6: 7).

Em outras palavras, quantidade não significa necessariamente qualidade em sua vida de oração, especialmente se você não estiver sendo sincero! Podemos nos maravilhar com o fato de que a Oração do Senhor resume o que precisamos de Deus (e o que Ele deseja de nós!) De forma tão sucinta:

Pai nosso,
que estás nos céus,
santificado seja o teu nome;
venha o teu reino;
seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
e perdoa nossas ofensas
como perdoamos aqueles que nos ofenderam;
e não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal. Amém.

O Pai Nosso teve muitos grandes admiradores ao longo dos tempos! São João Crisóstomo (347-407 DC), um dos teólogos proeminentes conhecidos como Doutores da Igreja, uma vez escreveu sobre isso: “Que oração poderia ser mais verdadeira diante de Deus Pai do que aquela que seu Filho, que é a verdade, proferiu com seus próprios lábios? “

Santo Agostinho, o famoso Bispo de Hipona, mais conhecido talvez por suas  Confissões , escreveu em 412 DC: “Se orarmos corretamente, e como é nosso desejo, não dizemos nada além do que já está contido no Pai Nosso”.

Cerca de oito séculos depois, um dos maiores Doutores da Igreja, Santo Tomás de Aquino, observou em sua famosa obra, a  Summa Theologica, que “no Pai Nosso não pedimos apenas tudo o que podemos justamente desejar, mas também no ordem em que devemos desejá-los, para que esta oração não apenas nos ensine a pedir, mas também dirija todos os nossos afetos ”.

Finalmente, no século 19, Santa Teresinha de Lisieux, a freira mais conhecida como a “Pequena Flor de Jesus”,  maravilhou-se em sua autobiografia que “Às vezes, quando estou em tal estado de aridez espiritual que nem um único bom pensamento ocorre para mim, digo bem devagar o ‘Pai Nosso’ ou a ‘Ave Maria’, e essas orações bastam para me tirar de mim mesmo e me refrescar maravilhosamente ”.

(Ela menciona aqui uma excelente maneira de rezar o Pai Nosso,  lentamente, para obter o máximo dela, ao invés de tagarelar no piloto automático, como todos nós fazemos às vezes!)

A oração do Senhor tem 7 petições. Os primeiros 3 (linhas 1-5 acima) dizem respeito aos desejos de Deus para nós. Os últimos 4 (linhas 6-10) dizem respeito aos nossos desejos de Deus. Observe a natureza maravilhosamente comunal dessas solicitações desde o início:

Deus Pai também é  nosso  Pai: Como São Paulo escreveu em sua carta aos Romanos “Vocês receberam o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba (Pai)” (Romanos 8:15).

Devemos honrar o nome de Deus e viver nossas vidas para que Seu reino no Céu seja um com o nosso na terra em amor e obediência.

Você pode imaginar que tipo de mundo teríamos se todos nós obedecêssemos naturalmente aos Seus mandamentos? Um mundo sem os ódios e as guerras terríveis que eles trazem, para começar. Seria o paraíso na terra, de várias maneiras!

Assim, quando oramos “Seja feita a tua vontade”, oramos para que sejamos melhores “cidadãos em treinamento” para o Céu e para lembrar que a  vontade de Deus  para nós é o que conta. Nosso Senhor usou essas mesmas palavras, “Seja feita a tua vontade”, em Suas orações a Deus Pai na noite anterior à sua Paixão. Esta é verdadeiramente a  oração do  Senhor em mais de uma maneira!

Nas petições que se seguem (linhas 6-10 acima), observe que “nosso pão de cada dia” tem um maravilhoso duplo significado: pão como alimento para nossos corpos e como Corpo de Cristo na Eucaristia como alimento para nossas almas.

Nas linhas 7 a 8, “perdoa-nos as nossas ofensas como perdoamos aos que nos ofenderam”, a Oração do Senhor resume sucintamente um dos pontos cruciais de Jesus nos Evangelhos: “Se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celestial irá perdoar você também suas ofensas. Mas, se vocês não perdoarem aos homens, tampouco seu Pai os perdoará ”(Mateus 6: 14-15).

(Nosso Senhor ainda enfatiza a necessidade de perdão quando Pedro pergunta a Ele mais tarde no Evangelho de Mateus (18: 21-22) se ele deve perdoar alguém “até sete vezes” e Jesus responde “setenta vezes sete!”)

Muitas vezes em nossa vida, perdoar alguém parece ser a coisa mais difícil que podemos fazer. Quantas vezes você já teve problemas com parentes, chefes e colegas de trabalho (especialmente aqueles!)

Que nunca foram corrigidos? Quantas vezes você achou difícil superar sua própria raiva e ressentimento por causa das queixas? (E aqueles momentos em que as pessoas têm rancor de você? Isso pode tornar a vida muito divertida!)

Quer outros batam em você com um travesseiro ou uma tonelada de tijolos, Jesus tem a mesma mensagem: “Supere isso.” Somos chamados a imitar Cristo desta maneira, como nos outros, para viver para que os outros o vejam a trabalhar em nós!

Vivemos em um mundo implacável, cheio de pessoas que preferem guardar rancor do que cruzar. No entanto, lembre-se de que Nosso Senhor clamou a Seu Pai de Sua cruz durante Sua crucificação “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Fale sobre perdão!

Observe como isso leva às duas petições finais (linhas 9-10) “e não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Satanás (também conhecido nas escrituras como o diabo) e suas forças do mal não querem que você perdoe e esqueça, mas que continue cutucando as feridas que os outros fizeram em você. Quando você faz isso, eles podem se curar?

A vida é mais administrável quando podemos “Vamos e Deixe Deus”, como diz uma frase popular. No mínimo, podemos e devemos, pelo menos, orar por aqueles que nos prejudicaram ou a quem prejudicamos, quando não podemos fazer as pazes de outra forma.

Pode haver alguma confusão na linha 9 quando pedimos a Deus que “não nos deixe cair em tentação”. Deus iria querer fazer isso? Claro que não! Na Oração do Senhor, pedimos Sua ajuda para  resistir à  tentação e não permitir que ela nos vença.

Ele nos permite experimentar a tentação para que possamos fortalecer nossos “músculos espirituais”, aprendendo a resistir a ela e pedindo Sua ajuda para fazer isso. Um coração que não perdoa é um bom exemplo de uma grande tentação. Jesus pode nos ajudar a perdoar os outros (assim como pode ajudar a carregar todas as nossas cruzes)  se permitirmos .

Na linha final, Jesus ecoa Sua própria petição a Seu Pai Celestial no Evangelho de João: “Não estou orando para que você os tire do mundo, mas para que os preserve do mal”. (João 17:15).

O mal, neste caso, refere-se tanto ao Maligno, Satanás, quanto aos males que ele causa neste mundo. Com a ajuda do Pai Nosso podemos resistir melhor ao mal e nos preparar para a Vida Eterna com Deus no mundo vindouro, no céu.

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x