Comunhão espiritual: Oração com Nosso Senhor em qualquer lugar

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Você se sente muito ocupado para ter tempo para o nosso Senhor? Um ato de comunhão espiritual pode ajudar! Não importa como seja o seu dia, Jesus pode ajudar a torná-lo melhor, ou pelo menos mais suportável, se você pedir a Sua ajuda e orientação em orações como esta, composta por Santo Afonso de Ligório no século XVIII:

Meu Jesus, creio que estás presente no Santíssimo Sacramento. Amo-te acima de todas as coisas e desejo receber-te na minha alma. Visto que agora não posso recebê-Lo sacramentalmente, venha pelo menos espiritualmente ao meu coração. Abraço-te como se já estivesses aí e uno-me totalmente a ti. Nunca me permita ser separado de você. Amém.

A melhor maneira de receber a Cristo é na Santa Comunhão na Missa. (A imagem de um cartão sagrado do século 19 comemora a primeira Comunhão dada pelo próprio nosso Senhor na Última Ceia.)

No entanto, para aqueles momentos em que você não pode ir à missa ou não pode tomar a comunhão por causa de um pecado mortal não confessado (pelo qual você pode pedir e receber o perdão de Deus no Sacramento da Penitência), você ainda pode alcançá-Lo fazendo uma comunhão espiritual em oração!

Santo Tomás de Aquino uma vez definiu uma comunhão espiritual como “um desejo ardente de receber Jesus no Santíssimo Sacramento [na comunhão na missa] e em abraçá-lo com amor como se o tivéssemos realmente recebido”.

Você pode receber o Senhor na Sagrada Comunhão até duas vezes por dia. No entanto, você pode fazer uma Comunhão Espiritual quando e onde quiser, usando a oração dada acima, outras como esta abaixo, ou seus próprios pensamentos sinceros.

É uma parte importante do ensino da Igreja que o pão consagrado (na forma de bolachas que chamamos de hóstias) se torne o que é conhecido como o Santíssimo Sacramento, referido na oração de Santo Afonso acima.

As hóstias não utilizadas na Sagrada Comunhão na Missa são colocadas em uma caixa especial conhecida como Tabernáculo para ser distribuída posteriormente aos enfermos ou moribundos que não podem assistir à Missa, e para serem expostos de outra forma para adoração no que é conhecido como Rito de Exposição eucarística e bênção.

Você pode fazer uma comunhão espiritual como esta abaixo durante a missa, ou antes de nosso Senhor no Santíssimo Sacramento, ou em qualquer outro lugar onde o Espírito o move.

Oh Jesus, eu me volto para o santo tabernáculo onde Você mora escondido por amor a mim. Amo-te, ó meu Deus. Não posso recebê-lo na Sagrada Comunhão. Venha, no entanto, e visite-me com sua graça. Entre espiritualmente em meu coração. Purifique-o. Santifique-o. Renderize-o como se fosse seu. Amém.

Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu teto, mas apenas diga uma palavra e minha alma será curada.

Esta última frase é extraída do Evangelho de Mateus (Mt 8: 6), no qual um centurião romano expressou sua profunda fé nos poderes de cura de nosso Senhor (neste caso, para curar seu servo em vez de sua alma). Jesus ficou muito comovido com a fé do soldado e curou seu servo imediatamente.

Cristo pode não nos responder tão instantaneamente, mas tenha certeza de que Ele pode e irá responder a qualquer um que vier a Ele com amor e humildade por Sua assistência divina. Afinal, ele não disse no Sermão da Montanha, a respeito do poder da oração: “Pedi, e ser-vos-á dado: procurai e achareis” (Mt 7: 7)?

Na verdade, nosso Senhor ama tanto cada um de nós que nos dá grandes oportunidades de estar com Ele diariamente. Se o Papa fosse à sua paróquia, você provavelmente teria que abrir caminho aos cotovelos no meio da multidão para ter um vislumbre dele.

E ainda, pense nisso! Você pode ter sua própria “audiência” privada com Cristo na Missa na Sagrada Comunhão ou na Comunhão Espiritual diante do Santíssimo Sacramento! Incontáveis ​​santos e teólogos ao longo dos séculos exaltaram as virtudes e os grandes benefícios espirituais que podemos receber deste tempo passado com nosso Senhor.

Lembre-se, entretanto, que você pode “voltar-se para o santo tabernáculo” e receber Jesus em seu coração de qualquer lugar em que esteja, a qualquer hora do dia ou da noite !

Basta aproximar-se Dele com sinceridade, humildade e desejo de seguir Seus passos em atos de fé e caridade. E Ele fica muito feliz quando fazemos isso! O Catecismo de Baltimore observa que uma Comunhão Espiritual “é um ato de devoção e muito agradável a Deus”.

Santo João Maria Vianney, um padre francês famoso por converter inúmeras almas a Cristo em sua paróquia de Ars no século 19, disse uma vez “quando sentirmos o amor de Deus esfriar, façamos imediatamente uma comunhão espiritual.

Quando não podemos ir à igreja, voltemo-nos para o tabernáculo; nenhuma parede pode nos excluir do bom Deus. ” Podemos realmente ser gratos por isso!

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x