Uma oração antes da confissão de São Jerônimo

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Esta oração antes da confissão abaixo é atribuída a São Jerônimo, o Santo e Doutor da Igreja do século IV. Ele aborda algumas passagens intrigantes dos Evangelhos, as parábolas do Bom Samaritano (Lucas 10: 25-37) e da Ovelha Perdida (Mateus 18: 12-14 e Lucas 15: 3-7).

O amor de São Jerônimo pela Palavra de Deus é mais notoriamente refletido em sua citação de seu comentário sobre Isaías de que “Ignorância da Escritura é ignorância de Cristo”.

Isso não é de admirar, vindo do homem de quem melhor nos lembramos por sua tradução da Bíblia dos textos originais hebraico e grego para a Vulgata latina no século 4! (“Vulgata” simplesmente se refere ao texto comumente conhecido.)

Mostra-me, Senhor, Tua misericórdia e deleita meu coração com ela. Deixe-me encontrar Você a quem procuro com tanto desejo. Eis que aqui está o homem que os ladrões agarraram, malharam e deixaram meio morto no caminho para Jericó. Samaritano de bom coração, venha em meu auxílio! Eu sou a ovelha que vagou pelo deserto. Procure por mim e me traga de volta ao Seu redil. Faze comigo segundo a tua vontade, para que eu fique contigo todos os dias da minha vida, e te louve com todos os que estão contigo no céu por toda a eternidade. Amém.

São Jerônimo viveu sua fé ao máximo, escrevendo extensos comentários e cartas sobre as Escrituras, bem como sobre várias questões e controvérsias teológicas.

Ele não era tímido e nunca mediu palavras ao condenar várias heresias. Ele disse uma vez, a respeito de nossa fé e da Palavra de Deus: “Procuremos aprender na terra aquelas verdades que permanecerão para sempre válidas no céu”.

São Jerônimo viajou extensivamente ao longo de sua vida. Em Roma, a certa altura, ele foi secretário do Papa Dâmaso, que primeiro lhe deu a tarefa de criar uma nova tradução latina de textos bíblicos, começando com os Evangelhos, por volta de 382 DC

Ele também viveu por alguns anos em Constantinopla, onde estudou com outro grande Doutor da Igreja, São Gregório Nazianzo. Antes disso, ele levou uma vida ascética por alguns anos no deserto de Chalcis, na Síria, onde aprendeu hebraico com um monge que havia sido judeu. Este cenário esparso, junto com seus estudos, o ajudou a lutar contra as tentações da carne que o atormentavam então.

Em 386, ele se estabeleceu em Belém, onde trabalhou na tradução da Bíblia (terminando esta tarefa em 405) e escreveu muitas cartas e comentários teológicos até sua morte em 420. É importante notar que a tradução da Vulgata Latina de São Jerônimo era a Bíblia padrão texto durante séculos, e foi declarado o texto oficial em latim da Igreja pelo Concílio de Trento no século XVI.

Ele está disponível hoje em uma tradução em inglês que chamamos de Bíblia de Douay-Rheims, que pode ser acessada online aqui. (Para mais informações sobre São Jerônimo, gostaríamos de recomendar este excelente artigo.)

Conforme mencionado anteriormente, uma das referências das escrituras acima foi tirada da parábola do Bom Samaritano encontrada no Evangelho de Lucas (10: 25-37).

Em sua luta no deserto contra o que ele uma vez chamou de “pensamentos perversos”, São Jerônimo pode muito bem ter se sentido tão assediado por eles espiritualmente quanto o homem assediado pelos ladrões estava fisicamente a caminho de Jericó! 

Ele escreveu anos depois que como recurso contra as tentações “Eu me lancei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas e domesticando minha carne em jejum semanas inteiras”.

Embora você possa não ser capaz de jejuar por “semanas inteiras”, você ainda pode lutar contra suas próprias inclinações pecaminosas indo à confissão e talvez fazendo alguma penitência adicional junto com a prescrita pelo sacerdote.

São Jerônimo nos deu um exemplo importante em sua vida e na oração acima, voltando-se para Jesus em busca de ajuda para lidar com o pecado. Deixe que o Bom Pastor, como nosso Senhor se referiu a si mesmo no Evangelho de João (10: 1-21), leve você para casa na confissão também, quando você se sentir perdido neste mundo louco!

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x