Orações antes da confissão: Para se preparar para este sacramento

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Você está nervoso ou ansioso para se confessar? Não sinta! As orações antes da confissão (também conhecidas como o Sacramento da Penitência ou o Sacramento da Reconciliação) podem colocá-lo no melhor estado de espírito para se livrar de seus pecados quando for para o confessionário. Temos algumas seleções que esperamos que possam ajudar, incluindo uma oração de São Jerônimo e uma de Santa Gema Galgani.

Esta oração apela por ajuda celestial e esta pede a ajuda de Jesus diretamente para fazer uma boa confissão. (Lembre-se, como nosso Senhor disse aos seus discípulos uma vez no Evangelho de João (15: 5) “Eu sou a videira, vocês são os ramos … sem mim vocês nada podem fazer.”).

Também desejamos oferecer essas orações curtas em nossa página de Aspirações  e essas orações abaixo, você pode dizer antes da confissão também. Este primeiro pede a ajuda do Espírito Santo para ser capaz de discernir os nossos pecados e sentir genuinamente pena deles.

Ó Espírito Santo. Fonte de toda luz, Espírito de sabedoria, de compreensão e de conhecimento, vem em meu auxílio e me capacita a fazer uma boa confissão. Esclareça-me e ajude-me agora a conhecer meus pecados, pois um dia serei forçado a reconhecê-los diante de Teu tribunal. Traga à minha mente o mal que fiz e o bem que negligenciei. Permita-me não ser cegado pelo amor próprio. Concede-me, além disso, a tristeza do coração pelas minhas transgressões, e a graça de uma confissão sincera, para que eu seja perdoado e admitido na Tua amizade.

Esta próxima oração foi escrita pelo grande Santo Afonso de Ligório do século 18, um dos Doutores da Igreja (aqueles santos reconhecidos por sua santidade exemplar e ensinamentos significativos) que escreveu muitos livros sobre nossa fé.

Ó meu Deus, ajuda-me a fazer uma boa confissão. Maria, minha querida Mãe, rogai a Jesus por mim. Ajude-me a examinar minha consciência, capacite-me a obter verdadeira tristeza por meus pecados e implore pela graça de morrer do que ofender a Deus novamente. Senhor Jesus, luz de nossas almas, que ilumina todo homem que vem a este mundo, ilumina minha consciência e meu coração pelo Teu Espírito Santo, para que eu possa perceber tudo o que está desagradando a Tua divina majestade e possa expiá-lo com humilde confissão, verdade contrição e arrependimento sincero.

Nosso Senhor, por meio do sacerdote agindo em Seu nome, quer ajudá-lo a avançar na graça e perdoá-lo por meio de sua confissão! O próprio Jesus encarregou Seus apóstolos e, por extensão, Sua igreja de administrar este Sacramento quando Ele apareceu a eles após Sua ressurreição, conforme lemos em João 20:23. O padre está lá para orientar você, junto com a graça de Deus na absolvição, por meio de seus conselhos e percepções.

É melhor começar com antecedência fazendo um exame de consciência. (Você pode encontrar outros exames semelhantes nos livros de orações e na internet. Muitos deles são baseados nos Dez Mandamentos.)

Prepare-se o melhor que puder para confessar quaisquer pecados mortais que possa ter cometido desde sua última confissão, lembrando-se também de quaisquer pecados mortais. Embora você não seja obrigado a confessar pecados veniais a um padre, é uma boa ideia fazê-lo, no entanto, para fortalecer seu relacionamento com nosso Senhor.

Depois de examinar sua consciência, a oração também pode ajudá-lo a se preparar. Mas não sinta que precisa usar nenhuma oração em particular, como as que fornecemos aqui, como uma “fórmula”.

Você também pode orar a nosso Senhor com suas próprias palavras. Peça a Deus a graça da verdadeira contrição por seus pecados e uma firme determinação de não cometê-los novamente. Isso não significa que você não pecará novamente, mas sem as graças de Deus, evitar o pecado se torna muito mais difícil.

Como mencionado anteriormente, Cristo está ouvindo suas confissões por meio de Seus sacerdotes. Mas se você ficar ansioso ou envergonhado com o que o padre pode pensar de você depois, você pode relaxar quanto a isso! Como o padre Alfred P. Wilson apontou em seu conhecido livro sobre confissão intitulado Perdão e paz “Se você significou tanto para Jesus que Ele achou que valia a pena morrer, como o padre pode pensar pouco de você?”

Ele também observou que “o próprio padre deve se confessar. Ele sabe como se sente do outro lado da grade. ” E quanto a qualquer vergonha que você possa sentir sobre a gravidade de seus pecados, Monsenhor Gaston de Segur, um bispo francês do século 19 uma vez escreveu “Não importa qual seja o seu pecado, eu garanto a você, sem conhecê-lo, que o confessor ouviu pecados maiores do que o seu. ”

É importante ter em mente também que, ao confessar nossos pecados a outro ser humano, e não apenas a Deus em particular, estamos exercendo a virtude da humildade, um componente essencial da santidade aos olhos de Deus. E tudo o que você disser no confessionário ficará lá! Sob o que é conhecido como o Selo da Confissão, um padre não pode revelar o que você diz a ninguém, sob pena de excomunhão!

Em todo caso, lembre-se de que, como disse uma vez São Domingos Sávio, “O confessor é o médico da alma”. E o que Jesus disse certa vez sobre os pecadores a esse respeito? “Não são os sãos que precisam de médico, mas sim os enfermos, não vim chamar ao arrependimento os justos, mas os pecadores” (Lucas 5: 31-32).

Deixe nosso Senhor curar você neste grande Sacramento da Reconciliação! Como Jesus disse a Santa Faustina uma vez, em uma de suas muitas visões a ela na década de 1930: “Abra sua alma em confissão [ao sacerdote] como faria para Mim e Eu a preencherei com Minha luz”.

 

Avalie este post
[Total: 2 Average: 4.5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x