Novenas: Orações maravilhosas para perseverança

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Você está procurando orações especiais por um favor especial? Novenas pode lhe oferecer algumas opções maravilhosas! Essas orações por intenções ou graças particulares têm sido uma grande fonte de conforto e força para os fiéis por séculos.

Normalmente são ditas como devoções públicas ou privadas durante nove dias consecutivos ou em um dia por semana durante nove semanas. (A própria palavra “novena” é derivada da palavra latina para o número nove.)

A maioria das novenas é dirigida a santos ou anjos (como aqueles mostrados na pintura acima da Ascensão de Cristo ao céu), ou a nosso Senhor ou Sua Mãe Bendita. Freqüentemente, há várias orações para escolher para cada um deles.

Embora não sejam liturgias formais per se quando oradas em público, elas podem incluir orações litúrgicas da igreja. Na verdade, assistir à missa e receber a Sagrada Comunhão diariamente são freqüentemente uma parte importante dessas devoções.

A versatilidade e riqueza dessas orações andam de mãos dadas com sua popularidade. Você pode encontrar algumas novenas nos livros de oração que consistem em uma oração em particular (às vezes uma oração popular como a oração ao Espírito Santo) a ser dita a cada dia durante nove dias.

Outros podem ter uma oração deste tipo seguida por outras orações específicas para cada dia. E ainda outros, particularmente quando usados ​​em cultos públicos da igreja, podem ter leituras, reflexões, litanias ou hinos adicionais. É claro que essas orações não são padronizadas para todos!

Muitos pensam em Maria, os Apóstolos e os discípulos orando durante os nove dias antes da chegada do Espírito Santo no Pentecostes (At 1,14) como um modelo inspirador para a novena. No entanto, parece ter sido adaptado do período de luto de nove dias dos gregos e romanos pelo falecido.

Existem novenas de:
a) Luto (como durante os nove dias após a morte do papa);
b) Preparação (por nove dias de oração antes de festas especiais em nosso calendário, como Natal, Páscoa e Pentecostes);
c) Oração por intenções particulares conforme mencionado acima; e, finalmente,
d) Indulgência (para nos ajudar a satisfazer nossa punição temporal remanescente diante de Deus por pecados que foram perdoados no Sacramento da Penitência, também conhecido como confissão.)

Muitas orações se enquadram em mais de uma dessas categorias.

Novenas de missas e orações para papas e cardeais, entre os falecidos, tornaram-se costumeiras na Idade Média. O mesmo aconteceu com os preparativos para o Natal (primeiro na Espanha e na França), que prestou homenagem em parte aos nove meses que nosso Senhor passou no ventre de Sua Mãe Santíssima.

No século XVII, muitas ordens religiosas celebraram a memória de seus fundadores com novenas de preparação que antecederam seus dias de festa. Essa prática se encaixava perfeitamente com a de fazer orações por necessidades especiais para santos específicos. Ao longo desta linha, muitos livros de oração incluem grandes oportunidades para você “(mencione seu pedido aqui),” como geralmente é escrito em uma oração particular.

As novenas que abordaremos nas páginas seguintes, incluindo as de São José, Santa TeresinhaSanto Antônio, São Judas, São Bento, o Espírito Santo, as Almas Santas do Purgatório, Nossa Senhora do Perpétuo SocorroSão AnaSanta Filomena e a Novena da Graça são relativamente simples.

Existem outros em livros de orações e sites como estes que incluem orações específicas para cada um dos nove dias. Lembre-se, porém, de que essas orações não contêm nenhuma fórmula mágica para Deus honrar esses pedidos automaticamente ao final de um período de nove dias! Ainda assim, eles encorajam em nós o espírito de perseverança de que precisamos em nossa vida de oração.

Jesus exaltou esta virtude no Evangelho de Lucas, dizendo “Pedi, e ser-vos-á dado, procurai e achareis” (Lucas 11: 9). Ele está sempre ouvindo cada uma de nossas orações, quer nos dê ou não a resposta que desejamos, procurando nos orientar a fazer a Sua vontade.

Quer você ore diretamente a Deus ou a Maria e aos santos (neste caso, você ainda está orando a Ele por meio deles), ore com humildade, sinceridade e amor. Então, se nada mais, nosso Senhor vai pelo menos dar a você o precioso dom do Seu Espírito Santo para ajudar a guiá-lo em meio a suas provações e problemas.

Como Jesus disse aos seus discípulos em Lucas 11:13: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai celestial dará o Espírito bom àqueles que o pedirem?”

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x