Uma oração antes da confissão de Santa Gema Galgani

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Esta oração antes da confissão foi escrita por Santa Gemma Galgani, na foto acima, que era uma mística e estigmatista extraordinária. Santa Gemma nasceu na Itália em 1878 e morreu bastante jovem aos 25 anos, mas ela exibiu tamanha santidade que foi canonizada pela Igreja em 1940.

Nosso Senhor apareceu a ela inúmeras vezes em sua curta vida e inspirou sua devoção feroz e constante a Ele, mesmo em meio às grandes dores que ela experimentou pela salvação dos pecadores! Podemos sentir sua intensidade nesta oração:

Meu Deus crucificado, veja-me a Seus pés. Não me rejeite, pobre pecador, conforme apareço diante de você. Já Te ofendi muito no passado, meu Jesus, mas no futuro resolvo não pecar mais. Meu Deus, eu coloco todos os meus pecados diante de ti. Eu os considerei e percebi que eles não merecem Seu perdão. Mas rogo-lhe que lance um olhar sobre os seus sofrimentos e veja quão grande é o valor daquele Sangue Precioso que corre nas suas veias. Meu Deus, a esta hora fecha os teus olhos à minha falta de mérito e abre-os aos teus infinitos méritos. Já que Tu, querido Jesus, tens o prazer de morrer pelos meus pecados, dá-me perdão por todos eles, para que eu não sinta mais o seu pesado fardo, que me pressiona contra a terra. Meu Jesus, ajuda-me, pois desejo ser bom, custe o que custar. Tire, destrua, erradique completamente tudo o que você encontrar em mim que possa ser contrário à sua santa vontade. Ao mesmo tempo, rogo-te, ó Jesus, que me ilumine, para que possa andar na tua santa luz.

Embora Santa Gemma tenha sido chamada de “Flor da Paixão de Lucca” (que era a cidade na Itália onde ela morava), sua vida não foi um mar de rosas!

Sua mãe morreu quando ela tinha 8 anos e seu pai faleceu quando ela tinha 19. Assim, ela cresceu ajudando a criar seus 7 irmãos e irmãs, e ela experimentou a pobreza em primeira mão por um tempo após a morte de seu pai antes de ir viver com parentes.

Gemma também desenvolveu meningite espinhal quando tinha apenas 20 anos. Ela foi curada dessa condição milagrosamente em março de 1899, como ela mesma alegou, por intercessão de São Gabriel Possetti, que morreu de tuberculose em 1862.

Essas provações não diminuíram seu amor por Jesus, nem seu desejo de ajudar os pobres, o que ela freqüentemente fazia com atos de amor e caridade. Ela desejava ser freira, mas sua saúde frágil impediu que isso acontecesse. No entanto, isso não a impediu de se tornar uma santa!

Gemma experimentou a presença Divina e sobrenatural de uma forma muito especial como uma mística. Ela conversava com Jesus, muitas vezes em estados de transe místico que chamamos de êxtase. Seu anjo da guarda a visitava com frequência, assim como nossa Mãe Santíssima.

Nosso Senhor tinha uma tarefa especial para ela, tornar-se o que é conhecido como uma alma de vítima, aquela que é escolhida por Deus para suportar muito sofrimento em reparação pelos pecados da humanidade.

Certa vez, ele lhe disse: “Preciso de almas que, com seus sofrimentos, provas e sacrifícios, reparem os pecadores e sua ingratidão”.

Com efeito, Gemma entendeu muito bem esta vocação quando escreveu numa carta o seu desejo de ser vítima de Cristo, “para expiar os meus inúmeros pecados e, se possível, os de todo o mundo”.

As almas das vítimas têm um vínculo místico especial com nosso Senhor. Eles incluem em suas fileiras figuras ilustres de nossa fé como São Padre Pio, Santa Faustina e Irmã Josefa Menendez.

Como eles, Gemma era frequentemente assediada pelo diabo, que tentava impedi-la de roubar almas dele com seu sofrimento e santidade, almas que de outra forma seriam destinadas ao Inferno! 

Depois de uma visão mística muito intensa, em 8 de junho de 1899, Gemma recebeu pela primeira vez os estigmas, as Cinco Chagas de Cristo, dos quais o sangue fluía.

Ela continuaria a recebê-los periodicamente, das noites de quinta às tardes de sexta-feira. Ela também sofreu feridas de uma coroa de espinhos mística. Ela suportou tudo isso em grande parte em amorosa solidariedade com Nosso Senhor em sua Paixão, sofrendo pelas almas com dignidade e graça.

Ainda assim, Gemma era, como todos nós, apenas humana! Ela tinha uma consciência humilde de seus próprios pecados e imperfeições, daqueles momentos em que se sentia irritada e morna em seu relacionamento com Deus. (Lembre-se de que sua consciência estava muito mais sintonizada com tais falhas do que a nossa.)

Mesmo assim, o amor de Gemma por nosso Senhor era tal que certa vez ela escreveu sobre si mesma em uma carta que “Gemma sozinha não pode fazer nada. Mas juntos Gemma e Jesus podem fazer todas as coisas! “

Gemma nunca quis chamar atenção para si mesma nem para sua vida extraordinária! Felizmente para nós, no entanto, ela escreveu uma autobiografia em 1901, a pedido de seu Diretor Espiritual, Padre Germanus, que incluía suas descrições de suas experiências e encontros sobrenaturais. Ela escreveu cartas para ele sobre eles e manteve um diário também.

Gemma morreu de tuberculose no sábado santo de 1903, em uma morte pacífica que se seguiu a muitas dores. Se você gostaria de ler mais sobre ela, recomendamos este excelente site.

Esperamos que sua história, sua humildade e sua devoção a Jesus, conforme mostrado em sua oração acima, possam inspirá-lo a uma maior santidade também.

Se isso parece uma ordem muito alta, apenas lembre-se disso: se santos como Santa Gemma podem ser humildes o suficiente para pedir ajuda a Deus para lidar com seus pecados, o mesmo pode ser feito por qualquer um de nós! Humildade e confiança em Deus são virtudes essenciais que devemos adotar no caminho para o céu.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x