Tota Pulchra Es: Uma Oração que Honra Maria

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Você gostaria de ler (e ouvir) uma bela oração escrita sobre nossa Bem-aventurada Mãe Maria? Tota Pulchra Es data do século IV. Seu texto original em latim, fornecido abaixo, junto com a tradução, foi musicado por compositores notáveis ​​como Robert Schumann, Anton Bruckner e Maurice Duruflé,

É uma maravilhosa oração de louvor e petição a Maria que também se refere à sua Imaculada Conceição, um dogma importante em nossa fé, na linha abaixo na tradução em inglês que diz “a mancha original [mancha] (do pecado) não está em vocês.”

LATIN:

Tota pulchra es, Maria.                                                                   
Et macula originalis non est em Te.
Tu gloria Ierusalem.
Tu laetitia Israel.
Tu honorificentia populi nostri.
Tu advocata peccatorum.
O Maria, O Maria.
Virgo prudentissima.
Mater clementissima.
Ora pro nobis.
Intercede pro nobis.
Ad Dominum Iesum Christum.

INGLÊS:

Você é toda linda, Maria,
e a mancha original (do pecado) não está em você.
Você é a glória de Jerusalém,
você é a alegria de Israel,
você dá honra ao nosso povo.
Você é um advogado dos pecadores.
Ó Maria,
Virgem inteligente,
Mãe misericordiosa.
Ore por nós, implore por nós,
Ao Senhor Jesus Cristo.

O Papa Pio IX proclamou o dogma (uma verdade significativa) da Imaculada Conceição em 8 de dezembro de 1854. Em uma carta papal, ele escreveu sobre Maria como tendo sido concebida sem a mancha do Pecado Original.

[Como ele colocou de forma mais eloquente “Declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que afirma que a Bem-Aventurada Virgem Maria, desde o primeiro momento de sua concepção, por uma graça e privilégio singular de Deus Todo-Poderoso, e em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador da raça humana, foi preservado livre de toda mancha do pecado original, é uma doutrina revelada por Deus e, por isso, deve ser firme e constantemente crida por todos os fiéis. “]

Como tal, nossa Mãe Santíssima foi protegida das inclinações pecaminosas que se abateram sobre a Humanidade desde que nossos primeiros pais Adão e Eva cometeram o fatídico ato de desobediência ao comer do fruto da árvore do conhecimento, que por sua vez os expulsou do paraíso .

O papel de Maria na história da salvação é verdadeiramente único, embora um grande número de nossos irmãos e irmãs cristãos não católicos se sintam tristemente desconfortáveis ​​quando seu nome surge, como se estivéssemos tratando apenas uma mulher como uma deusa.

Muitos protestantes e evangélicos tendem a se arrepiar com a menção do nome de Maria. É como se estivessem dizendo “por que você tem que trazê- la para isso”?

Quando o filme Heaven Is For Real foi lançado não muito tempo atrás, sobre um menino de 3 anos que passou por uma experiência de quase morte, o pai do menino reagiu desconfortavelmente ao relato do filho de ver Maria ao lado de Jesus.

No entanto, não podemos enfatizar o suficiente que não adoramos Maria em nossas orações e devoções a ela, especialmente o rosário.

Nós a honramos em seu papel único em nossa salvação como a mãe de nosso Senhor Jesus Cristo. Ela foi aquela de quem Deus falou depois que a serpente tentou nossos primeiros pais a sua queda calamitosa da doce união com seu Criador.

Você deve se lembrar daquela famosa frase das escrituras: “Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua descendência; ela esmagará a tua cabeça e tu ficarás à espreita pelo seu calcanhar” (Gn 3:15). (Por outra interpretação, Jesus é aquele que esmaga a cabeça.

O ódio heróico contra Satanás ainda permanece tanto da Mãe quanto do Filho em qualquer caso!) De fato, a “semente” de Maria, sua descendência, nosso Senhor Jesus Cristo, fez um calcanhar de o diabo por sua paixão, morte e ressurreição!

Mas é importante ressaltar novamente, para lembrar que quando falamos da Imaculada Conceição, não estamos falando de Jesus, mas de Maria. Ela ter sido concebida sem o pecado original foi essencial, não apenas de uma perspectiva teológica abstrata, mas também de uma perspectiva bastante prática!

Vemos nas escrituras sagradas mais do que algumas pessoas com pés de barro. A genealogia de Jesus, a leitura do Evangelho que distorce a língua que ouvimos principalmente na época do Natal (Mt 1: 1-17), inclui alguns cujas reputações eram menos do que estelares, junto com aqueles que eram mais religiosos.

Claramente, a mãe do tão esperado Messias teria que ser alguém cuja alma pudesse ser tão imaculada quanto a de seu filho, nosso Salvador. Afinal, ela carregava em seu ventre o presente mais precioso de Deus para nós!

E sua vida com Jesus foi turbulenta quase desde o início. Maria deu à luz Jesus em uma caverna em Belém, não no Templo de Jerusalém, nem mesmo em uma pousada! (Parece que Deus queria nos mostrar um exemplo de verdadeira humildade no serviço.)

E logo depois, ela e São José tiveram que “sair de Dodge” e fugir para o Egito para proteger o menino Jesus de ser morto pelo rei homicida Herodes, que via o menino Jesus como uma ameaça à sua soberania.

Uma mulher inferior poderia ter ficado ressentida por dar à luz em um ambiente tão humilde, em vez de no Templo. Ou talvez ela se enchesse de orgulho e glorificasse a si mesma, em vez de seu Filho divino.

Ou talvez ela pudesse, de alguma forma, ter tentado se livrar de suas responsabilidades para com Ele como um membro da Sagrada Família quando se deu conta do sofrimento que Ele (e ela, por extensão ) teria que suportar!

Mas sendo concebida sem pecado, Maria simbolizou o amor e o cuidado por Jesus até o final de Seu ministério terreno após Sua morte no Calvário, e até mesmo depois daquela terrível Sexta-Feira Santa.

Vemos a devoção obstinada de Maria em servir a seu Filho Divino nas escrituras, bem como em várias revelações privadas aprovadas pela igreja e na tradição sagrada.

Ela se alegra em engrandecer o Senhor no Magnificat (Lc 1, 46-55). Com sincera humildade ela dá todo o crédito a Deus pela alegria em seu espírito naquela oração! E, curiosamente, suas últimas palavras nas escrituras são “Faça tudo o que ele [Jesus] mandar” (João 2: 5).

Nossa Mãe Santíssima também fez sua presença conhecida por meio de numerosas aparições aprovadas pela Igreja  em nome de seu Filho, que foram cuidadosamente examinadas quanto à sua veracidade.

Embora a Imaculada Conceição de Maria não seja mencionada nas escrituras, ela surge de uma forma bastante tocante em uma dessas visões. Em 1858, Nossa Senhora de Lourdes disse a Bernadette Soubirous, uma camponesa na França, que informasse ao bispo local que ela era a Imaculada Conceição.

Não pretendia se gabar, mas sim afirmar sua presença na gruta da cidade francesa de Lourdes. Afinal, não havia como a pequena Bernadete saber que Maria era a Imaculada Conceição!

Para um bom exemplo de Maria na tradição sagrada, a igreja tem dias de festa em homenagem à coroação de Maria como Rainha do Céu (todo dia 22 de agosto) após sua Assunção ao céu (todo dia 15 de agosto).

Como a rainha do céu, nossa Mãe Santíssima não se senta apenas em algum trono real olhando para todos nós como uma caricatura de Maria Antonieta dizendo “deixe-os comer bolo”!

Pelo contrário, Maria procura dar-nos graças a ela confiadas por Jesus para nos ajudar a ser melhores cristãos. Isso inclui várias inclinações para a santidade e para longe do pecado para cada um de nós, incluindo você . E ela está mais do que pronta para ser “uma defensora dos pecadores”, como é descrita em Tota Pulchra Es .

E quanto a pedir a ela que ore por nós a seu divino Filho como fazemos no final desta oração, não há nada de errado nisso! Os protestantes freqüentemente interpretam mal o famoso comentário de São Paulo a Timóteo (1 Timóteo 2: 5) de que existe um mediador entre Deus e o homem, Jesus. Isso não significa que não podemos ter outros orando a Deus em nosso nome!

Você nunca pediu a ninguém para orar por você? É o que fazemos com a Santíssima Mãe, pedindo-lhe que “reze por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte” na Ave Maria, por exemplo. Não é lógico que suas intercessões a Jesus por nós fossem muito poderosas?

E reconhecer o papel de Maria na história da salvação em nosso nome (e isso significa o seu também) é um componente maravilhoso do catolicismo! Ela não deseja nada para nós que vá contra os desejos e, na verdade, os desejos ardentes de seu Divino Filho.

Mas, como Ele, ela não pode nos forçar a participar de Suas graças para nossa salvação. E de fato seu amor e devoção por Jesus é tal que, como Ele, ela lamenta a perda de almas!

Na verdade, quando ela apareceu pela primeira vez como Nossa Senhora de LaSallette, ela estava chorando! Podemos honrar e confortar nossa mãe triste por meio de nosso amor, orações (especialmente o Rosário ) e obediência a Deus!

Falando de orações a Deus e as orações de nossa Mãe Santíssima por nós, observe o tom comovente das últimas linhas simples de Tota Pulchra Es, refletidas de maneira muito bonita nesta versão do compositor Anton Bruckner neste clipe abaixo. Que isso inspire meditação pensativa em sua alma!

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x