O Credo dos Apóstolos: Uma Sólida Afirmação de Fé

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O Credo dos Apóstolos, uma importante oração que inicia o Rosário, pode ser rastreada em sua forma atual por volta do século 7 ou 8 DC.

Ele apareceu em formas ligeiramente diferentes em documentos já no ano 200 DC. Embora esta oração provavelmente não tenha sido composta como a conhecemos pelos próprios apóstolos, ela reflete seus ensinamentos, bem como aqueles encontrados no Novo Testamento.

O Credo dos Apóstolos está dividido no que chamamos de 12 artigos. Como o Credo Niceno que recitamos na Missa, é uma profissão sólida das verdades fundamentais da nossa fé:

Eu acredito em Deus, o Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra; ( O primeiro artigo )
E em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor; ( O 2o )
Que foi concebido pelo Espírito Santo,
Nascido da Virgem Maria, ( O 3o )
Sofreu sob Pôncio Pilatos,
Foi crucificado, morreu e foi sepultado. ( O 4º )
Ele desceu ao inferno;
No terceiro dia, ele ressuscitou dos mortos; ( O 5º )
Ele ascendeu ao céu,
e está sentado à direita de Deus, o Pai Todo-Poderoso;
O 6º )
Dali ele virá para julgar os vivos e os mortos.
O 7º )
Eu creio no Espírito Santo, ( O 8º )
A Santa Igreja Católica,
A Comunhão dos Santos, ( O 9º )
O perdão dos pecados, ( O 10º )
A ressurreição do corpo, ( O 11 )
E a vida eterno. Amém. ( Dia 12 )

É difícil resumir o Credo dos Apóstolos em alguns parágrafos curtos. O atual catecismo da Igreja Católica oferece mais de 200 páginas de excelente análise dessa oração.

O Catecismo Romano anterior (conhecido também como Catecismo do Concílio de Trento, do século 16) vai a comprimentos semelhantes! Ainda assim, existem alguns pontos que vale a pena mencionar em alguns dos artigos.

Embora o Credo dos Apóstolos cubra a vida de Cristo em um breve resumo, ele de forma alguma despreza o Pai ou o Espírito Santo! Na verdade, no primeiro artigo afirmamos nossa fé no Deus Pai. Ele é a primeira pessoa de Um Deus que existiu por toda a eternidade na Santíssima Trindade, em três pessoas co-iguais, o Pai, o Filho e o Espírito Santo:

• O Pai como Criador;
• O Filho como Verbo gerado feito carne e nosso Redentor; e
• O Espírito Santo como aquele que procede do Pai e do Filho e pode nos ajudar a alcançar os atributos essenciais da santidade.
(Isso inclui o que chamamos de sete dons do Espírito Santo: sabedoria, compreensão, conhecimento, conselho, fortaleza, piedade e temor do Senhor.)

Nos primeiros séculos da Igreja, algumas pessoas não conseguiam entender o conceito da Santíssima Trindade e procuraram refutar a divindade de Cristo ou Sua humanidade.

Vemos isso hoje em livros como O Código Da Vinci, que implica que Sua divindade foi uma invenção do século IV. Nada poderia estar mais longe da verdade! Pode-se olhar para obras como o best-seller de Amy Welborn decodificando Da Vinci por alguns fatos desmascarando essa afirmação (decodificando Da Vinci , por assim dizer)!

Como São Pedro escreveu em uma de suas cartas do Novo Testamento “Nós não temos, seguindo fábulas artificiais, tornado conhecidos a vocês o poder e a presença de nosso Senhor Jesus Cristo; mas éramos testemunhas oculares da sua grandeza ”(2 Pedro 1:16).

Ele descreveu em mais detalhes nesta carta a transfiguração de nosso Senhor uma vez na qual Ele parecia estar “brilhando, extremamente branco como a neve” enquanto conversava com Moisés e Elias (Marcos 9: 2-4).

São João, por sua vez, mencionou sinais que Jesus deu de sua divindade em seu Evangelho, “para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus , e para que, acreditando, possais ter vida em seu nome”. (João 20:31)

(Tanto para Nosso Senhor ser apenas um filósofo sábio, como algumas pessoas querem que você acredite hoje em dia!)

Santo Tomás de Aquino, em um longo comentário sobre o Credo dos Apóstolos, observou a respeito do terceiro artigo (relativo à concepção e nascimento de Nosso Senhor) que Jesus “se tornou homem para tornar o homem divino”.

Ele também apontou, referindo-se aos artigos do Credo dos Apóstolos sobre o sofrimento, morte e gloriosa ascensão de Jesus aos Céus (Artigos 4-6), que esses eventos ocorreram de acordo com Sua própria vontade e por Seu próprio poder , para nosso sake.

(A Ascensão de Nosso Senhor é retratada nesta pintura à esquerda pelo pintor italiano do norte Andrea Mantegna do século XV.)

Como Jesus disse no Evangelho de João: “Dou a minha vida para a retomar. Ninguém o tira de mim, mas eu o coloco de mim mesmo. Eu tenho o poder de abandoná-lo e tenho o poder de assumi-lo novamente. ” (João 10: 17-18)

A frase no quinto artigo do Credo dos Apóstolos “Ele desceu ao inferno” também é escrita em algumas fontes como “Ele desceu aos mortos”.

Isso se refere não apenas ao lugar de tormento eterno dos condenados que tememos com razão, mas também, neste caso específico, a um lugar mais benigno para as almas dos justos que morreram antes de Jesus.

Nosso Senhor abriu as portas do Céu para eles após Sua morte e ressurreição. (E, de fato, esses portões estão abertos para todos nós que morremos em um estado de graça, livres do pecado mortal, para nos juntarmos a Ele na Vida Eterna!)

O lugar de Jesus à destra do Pai, no artigo 6 do Credo dos Apóstolos, tem como objetivo nos mostrar Seu lugar especial com Seu Pai Celestial como um com Ele, de uma maneira que podemos entender como seres humanos.

São Paulo faz referência a isso quando nos exorta a “buscar as coisas que estão acima; onde Cristo está assentado à direita de Deus ”(3 Colossenses 3: 1).

Também destaca o papel de nosso Senhor como o único mediador entre Deus e o Homem. Quem melhor para preencher a lacuna entre nós e nosso Criador do que o próprio Deus na pessoa de Seu Filho! Na verdade, por meio de Jesus podemos chamar Deus de Pai Nosso Pai, como dizemos na Oração do Senhor.

No artigo 7 do Credo dos Apóstolos, observe que Cristo voltará e julgará todos nós, vivos e mortos, no Juízo Final, separando as ovelhas dos cabritos (Mt 25: 32-33), os justos dos perverso, por assim dizer. O primeiro terá Vida eterna e alegria no Céu (tocando no Artigo 12 aqui) e o último estará na miséria eterna no Inferno.

Esse julgamento geral irá basicamente reafirmar o julgamento particular que cada um de nós receberá ao morrer, quanto a se nosso destino final é o céu ou o inferno.

Isso se baseará em nossas ações nesta vida (no que fizemos e no que deixamos de fazer, como dizemos na missa) e em como temos sido receptivos às graças de Deus.

Não precisamos temer esse julgamento. Devemos nos preparar para isso vivendo uma vida de fé, amor e obediência a Deus. Ter uma forte vida de oração pode ser de grande ajuda nesse sentido!

Os artigos subsequentes do Credo dos Apóstolos seguem uma seqüência natural. O Espírito Santo guia e instrui a Igreja Católica, da qual provém a Comunhão dos Santos (artigos 8 e 9). Isso inclui aqueles de nós da Igreja que vivemos na Terra, os que estão no purgatório e todos os que estão no céu.

Assim, a Comunhão dos Santos segue da Igreja que segue desde o seu fundador, Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo. (O próprio Jesus enviou o Espírito Santo, a quem chamou de paráclito, para ajudar a construir a Sua igreja.)

Da mesma forma, quando Deus nos perdoa os nossos pecados (artigo 10 do Credo dos Apóstolos) no sacramento da penitência da Igreja, podemos melhor merecer a “ressurreição do corpo” (artigo 11) na qual seremos elevados ao céu, com o nosso corpos glorificados unidos às nossas almas, no Juízo Final.

Oremos todos para vivermos nossas vidas, com a ajuda e a graça de Deus, de tal maneira que na nossa morte, como lemos na famosa oração Anima Christi, Ele nos convoque para que com Seus santos o louvemos para sempre no bem-aventurança do céu.

Fale sobre a vida eterna (artigo 12)! Esta maravilhosa esperança de uma eternidade de amor na paz de Cristo põe fim ao credo dos apóstolos.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x