O Credo Niceno, uma Declaração Universal de Fé

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Quem as multidões dizem que eu sou?” Jesus pergunta aos seus discípulos no Evangelho de Lucas (Lc 9,20). Sua pergunta assumiu um significado especial três séculos depois! O Credo Niceno que recitamos na Missa (também conhecido mais tecnicamente como o Credo Niceno-Constantinopolitano) ajuda a nós, católicos, e também a outros cristãos, a respondê-lo de forma majestosa! Aumenta o Credo dos Apóstolos que oramos no Rosário.

Eu acredito em um Deus,
o Pai todo-poderoso,
criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor Jesus Cristo,
o Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os tempos.
Deus de Deus, Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado, não feito, consubstancial com o Pai;
por meio dele todas as coisas foram feitas.
Para nós, homens e para a nossa salvação,
ele desceu do céu
pelo Espírito Santo, encarnou da Virgem Maria
e se fez homem.

Por nossa causa, ele foi crucificado sob Pôncio Pilatos,
ele sofreu a morte e foi sepultado,
e ressuscitou no terceiro dia
de acordo com as Escrituras.
Ele subiu ao céu
e está sentado à direita do pai.
Ele virá novamente em glória
para julgar os vivos e os mortos
e seu reino não terá fim.

Creio no Espírito Santo, o Senhor, o doador da vida,
que procede do Pai e do Filho,
que com o Pai e o Filho é adorado e glorificado,
que falou por meio dos profetas.

Eu acredito em uma, santa, católica e apostólica Igreja.
Eu confesso um batismo para o perdão dos pecados
e espero a ressurreição dos mortos
e a vida no mundo por vir. Amém.

Jesus disse a São Pedro quando Ele estabeleceu Sua igreja durante seu breve ministério terreno que as portas do Inferno não prevaleceriam contra ela (Mt 16:18). Não que eles não tentassem!

O catolicismo lutou contra inúmeras heresias em sua história de 2.000 anos. O Credo Niceno foi escrito como uma resposta a um grande que surgiu como uma erva daninha nociva no século 4, a Heresia Ariana!

A heresia ariana, a respeito da natureza da identidade de Cristo, causou uma grande ruptura na igreja nos anos 300. Tem o nome de Ário, um sacerdote de Alexandria, no Egito, que promulgou a ideia de que Jesus foi criado por Deus em vez de ser Deus.

Essa noção herética foi sedutora para alguns bispos e outros membros do clero antes (e infelizmente) depois que o Credo Niceno foi aprovado no Concílio de Nicéia em 325 DC.

John Henry Cardinal Newman, em sua obra acadêmica Arians of the 4 Century , resumiu o problema muito bem quando escreveu que “O princípio fundamental do Arianismo era que o Filho de Deus era uma criatura, não nascido do Pai, mas, em a linguagem científica da época, feita ‘do nada’. Portanto, seguiu-se que Cristo não era Deus, mas sim “uma aparência criada” de Deus.

Ário e seus seguidores procuraram negar os atributos divinos essenciais de Jesus de ser incriado e eterno. Assim, voltando ao Cardeal Newman, os arianos estavam “dispostos a atribuir ao Filho tudo o que é comumente atribuído ao Deus Todo-Poderoso, Seu nome, autoridade e poder; todos, exceto a natureza ou ser incomunicável (usia ), isto é, todos, exceto o que sozinho poderia dar a Ele o direito a essas prerrogativas da divindade em um sentido real e literal. ” Em outras palavras, Jesus pode ter atributos semelhantes aos de Deus, mas de forma alguma ele era Deus!

Não ajudou em nada o fato de a igreja ainda estar tentando definir a natureza exata de Deus na Trindade (um Deus em três pessoas) quando Ário e seus associados introduziram essa heresia por volta de 318 DC. Como o Cristianismo poderia ser monoteísta se Jesus fosse Deus quando nós já tínhamos Deus Pai?

E, além disso, como a noção de haver apenas um Deus se enquadraria nas palavras de Jesus de que Ele e o Pai eram um (Jo 10:30)? Referências bíblicas como essas podem muito bem aumentar a confusão.

Ainda assim, além de fornecer a maneira errada de esclarecer a confusão doutrinária ou escritural, qual era o apelo do arianismo? O autor Rod Bennett, em seu livro A apostasia que não era sobre a igreja do século 4, opinou que o próprio Ário poderia ter pensado que uma boa maneira de reconciliar o relacionamento de Deus Pai e Jesus com o monoteísmo era Jesus ter sido criado.

Mas havia outros, como o aliado do padre, o bispo Eusébio de Nicomédia, que pensavam em termos mais estratégicos e políticos.

Bennett escreve que “o arianismo foi nada mais nada menos do que uma tentativa inteligente de salvar o paganismo [itálico no original], para permitir que os homens continuassem a adorar uma criatura em vez do criador, como faziam desde tempos imemoriais”.

Eles pensaram que também tornaria o cristianismo mais aceitável para os intelectuais e “uma grande variedade de cidadãos romanos hesitantes”.

Um Jesus que fosse mais como uma fotocópia de Deus poderia trazer os monoteístas relutantes. E os pagãos podem se sentir atraídos por Jesus como uma espécie de semideus. Christ-lite realmente tinha algum apelo, então como agora, sobre Cristo a Luz!

Mas tentar “vender” o cristianismo ao Império Romano por meio do arianismo tinha o potencial de causar muitos danos a longo prazo à nossa fé, apesar de quaisquer ganhos de curto prazo.

Pois se Jesus fosse meramente criado por Deus em vez de ser o próprio Deus, gerado eternamente e imutável, estaríamos adorando-o como uma das criaturas de Deus em vez do Criador.

(E, vamos enfrentá-lo, todos nós nos encontramos adorando criaturas em vez de nosso Criador em um momento ou outro, sejam eles nós mesmos, nossos amantes, nossos amigos ou, tragicamente, em muitos casos, nossos líderes, incluindo mais do que alguns tiranos ao longo dos séculos!

Isso sem contar todos aqueles bezerros de ouro (Êx 32: 1-6) tantas pessoas dão a adoração devida somente a Deus, como vários carros, casas, roupas, objetos de valor e vários símbolos de status entre outros bens.)

O grande autor inglês Hillaire Belloc faz uma boa observação sobre o perigo do arianismo:

“Portanto, embora [o arianismo] tenha começado dando a nosso Senhor todas as honras e glórias possíveis, exceto a divindade real, inevitavelmente teria levado a longo prazo ao mero unitarismo [Deus como um único ser] e ao tratamento de nosso Senhor enfim como um profeta e, por mais exaltado que seja, não mais do que um profeta …

Tivesse esse movimento de rejeição da plena divindade de Nosso Senhor ganhado a vitória, toda a nossa civilização teria sido diferente do que tem sido desde aquele dia até hoje …

Tais esforços racionalistas contra o credo produzem uma degradação social gradual na sequência da perda do vínculo direto entre a natureza humana e Deus que é proporcionado pela Encarnação.

A dignidade humana é diminuída. A autoridade de Nosso Senhor é enfraquecida. Ele aparece mais e mais como um homem, talvez um mito. A substância da vida cristã é diluída.O que começou como unitarismo termina como paganismo. ”

E o que é mais, o arianismo minou o conceito crucialmente importante de redenção do Cristianismo, visto que somente Aquele que era verdadeiramente Deus poderia ter reconciliado a humanidade Consigo Mesmo no Calvário. Como dizemos no Credo Niceno, “ para a nossa salvação ele desceu do céu e se encarnou do Espírito Santo e se fez homem ”.

Ainda assim, a ideia de Ário pegou fogo na igreja oriental no Egito, Líbia, Palestina e Ásia Menor. O slogan popular ecoou nas ruas de que “houve um tempo em que o filho não era” (o que na verdade soava quase como um canto em seu grego original, aparentemente).

O bispo Alexandre de Alexandria, incapaz de convencer Ário da divindade de Jesus, mandou excomungá-lo. E, no entanto, o presbítero recalcitrante, com a ajuda do bispo Eusébio de Nicomédia, entre outros, continuou batendo o tambor que, embora Jesus pudesse ser sublime e plenamente capaz de milagres, ele não era Deus.

O imperador romano Constantino, junto com seu colega na parte oriental do Império, o imperador Licínio, estabeleceram a tolerância do cristianismo em todo o Império por meio do Édito de Milão em 313, marcando o fim da perseguição romana à fé.

Tantos bispos cristãos e outros fiéis foram martirizados nos 3 séculos anteriores desde sua fundação que Constantino sentiu que certamente seria uma tragédia para o cristianismo ser dilacerado ainda mais por uma divisão entre seu clero em relação a esta noção de Jesus como criado em vez de criador .

Quando Constantino viu que esta controvérsia não poderia ser resolvida por si só, ele convocou um concílio ecumênico (por sugestão de Hosius, um respeitado bispo de Córdoba) em Nicéia, uma cidade localizada na parte ocidental do que hoje é a Turquia, para resolver a questão em maio de 325.

Cerca de 318 bispos vieram de todas as regiões da cristandade oriental. Alguns, também vêm da parte ocidental, mas não tantos, pois viajar para esta cidade era mais incômodo para eles, e a disputa parecia mais uma questão da igreja oriental do que em qualquer caso.)

Eles foram tratados com o maior respeito pelo imperador (que pagou a conta por todas as suas despesas), especialmente aqueles que ainda tinham cicatrizes visíveis de seu martírio cruel. O Papa Silvestre I estava muito velho para comparecer, mas ele enviou legados (representantes).

A grande maioria dos bispos que se encontraram em Nicéia naquele verão não eram arianos, e Ário, que no início tinha apenas cerca de 20 bispos a seu lado, não conseguiu prevalecer com suas idéias heréticas.

O Concílio de Nicéia (retratado neste afresco do século 16 acima) enquadrou o credo que conhecemos hoje em uma forma abreviada, conforme quase unanimemente em 19 de junho de 325. (Havia apenas dois dissidentes no final.)

A frase “consubstancial com o Pai” foi particularmente significativa. A palavra grega para isso, homoousious (da mesma substância) particularmente preso no craw das sensibilidades arianas, uma vez que mostrou em termos inequívocos que Cristo realmente possuía a mesma Divindade de Deus o Pai e não era apenas sua criação incrível!

Eles preferiam a palavra grega homoiousios, que significava uma substância semelhante . Essa letra adicional “i” causaria muito caos e dissensão nas próximas décadas.

Mesmo que o credo tenha passado quase unanimemente, havia arianos ou simpatizantes arianos entre o clero e aqueles no poder para manter essa heresia viva no Império Romano durante grande parte do século IV!

Incidentalmente, Rod Bennet fornece outra grande razão pela qual o arianismo teve poder de permanência, e até mesmo a simpatia e o apoio, às vezes, dos filhos do imperador Constantino, seus sucessores, após sua morte em 337.

Eles podem ter apoiado a tolerância ao cristianismo, mas ainda temiam que pudesse ameaçar sua própria autoridade. (Essa batalha entre o Cristianismo e o Estado, entre Cristo e César, vem acontecendo de uma forma ou de outra desde sua fundação, afinal!)

O arianismo, dando-nos Jesus-lite, não foi visto como a ameaça ao seu poder que uma religião fundada pelo Deus verdadeiro encarnado seria. Se a natureza e a humanidade estivessem separadas da divindade, o estado poderia manter intactas sua independência e supremacia.

Temos uma dívida especial com Santo Atanásio, que como subdiácono e secretário do Bispo Alexandre de Alexandria defendeu a Divindade de Cristo contra Ário com tanto fervor no Concílio de Nicéia que ele se tornou, se não o Inimigo Público nº 1, então um segundo bem próximo a muitos arianos nos anos que se seguiram ao Concílio de Nicéia.

Eles o assediaram tão veementemente que ele foi levado ao exílio não menos que 5 vezes durante seu longo reinado (de 328 até sua morte em 373) como bispo de Alexandria).

Felizmente, graças em grande parte à corajosa insistência de Santo Atanásio em defender a verdade sobre Cristo ser verdadeiramente Deus, na época em que o Concílio de Constantinopla foi convocado pelo Imperador Teodósio I em 381, as chamas arianas se tornaram brasas mortas no Império Romano Império (embora a heresia perdurasse e se manifestasse de vez em quando por alguns séculos depois) à medida que cabeças mais sensatas prevaleciam, junto com a aceitação da divindade de Cristo e da doutrina da Trindade.

É importante mencionar aqui que o credo que recitamos na missa aos domingos e dias especiais conhecidos como Solenidades ou Dias de Obrigação, conforme mostrado acima, é uma versão aprimorada do Credo Niceno original.

Como mencionado anteriormente, é chamado tecnicamente de Credo Niceo-Constantinopolitano, em homenagem ao Concílio de Constantinopla que confirmou o trabalho do Concílio de Nicéia, e inclui mais uma referência à terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. As diferenças entre o Credo de 325 e o de 381 são mostradas aqui em uma comparação lado a lado.

Tenha em mente que a crença na Divindade de Cristo e na Trindade, requer que tenhamos uma fé sobrenatural! Reconhecidamente, frases como “nascido do Pai antes de todos os tempos” (que interpretamos como sendo consistentes com o fato de Jesus ter sido gerado, da mesma substância do Pai) podem ser difíceis de compreendermos completamente.

No entanto, Jesus existe e sempre existiu com Seu Pai e o Espírito Santo de uma forma misteriosa e mística fora do tempo em uma eternidade que só podemos começar a sondar nesta vida passageira!

Infelizmente, embora a heresia ariana possa ter morrido há muito tempo, variedades variantes dessa erva ainda permanecem no jardim. Está na moda em alguns círculos tão espertos hoje em dia rejeitar Cristo, Sua encarnação, milagres e até mesmo Sua ressurreição.

Parte desse preconceito contra o sobrenatural penetrou até na catequese (instrução) católica! Há uma ideia que anda por aí há alguns anos que não foi Jesus quem alimentou mais de 5.000 pessoas com cinco pães e dois peixes (Mt 14: 13-21), mas sim que eles de alguma forma se alimentaram com a comida que trouxeram. eles para compartilhar, por exemplo.

Infelizmente, muitos católicos hoje não acreditam que Jesus está verdadeiramente presente na Eucaristia. Alguns até foram ensinados que Sua Ressurreição não ocorreu realmente, mas os apóstolos e discípulos sentiram isso em seus corações de alguma forma!

(Diga isso a São Paulo, que registrou várias das aparições pós-ressurreição de nosso Senhor, incluindo uma para mais de 500 pessoas (1 Cor 15: 6)!)

Parte de nossa contínua luta trágica com o Islã é que os muçulmanos consideram Cristo apenas como um grande profeta, mas não Deus.

E os radicais entre eles, em particular, consideram os cristãos como hereges que adoram mais de um Deus! (Tanto para a Trindade! O ISIS pensa que somos hereges e que Deus aprova o tratamento bárbaro deles para os cristãos!)

Claramente, Cristo poderia consertar nosso tecido social rasgado e esfarrapado se nós apenas o deixássemos! Mas isso envolve mais pessoas acreditando e defendendo nossa fé maravilhosa e sobrenatural, conforme expresso no credo no qual Santo Atanásio acreditou e trabalhou fortemente durante sua longa vida para defender e defender!

Curiosamente, há outra versão do credo atribuído a este grande santo, embora ele não a tenha composto. Santo Atanásio, rogai por nós!

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x