O Memorare – Uma oração pedindo ajuda de nossa Mãe Santíssima

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Você já sentiu que poderia precisar de ajuda para se aproximar de Deus em suas orações? O Memorare é uma oração que nos lembra que temos um maravilhoso advogado e protetor na mãe de nosso Senhor, a Santíssima Virgem Maria, na foto à direita.

Em nossas orações a ela, honramos e adoramos seu Filho, que fica mais do que feliz em ouvir os apelos de Sua mãe em nosso favor.

O Memorare, impresso a seguir, convida-nos a pedir à Mãe Santíssima a sua ajuda e a sua graça, especialmente quando nos sentimos mais atribulados no nosso quotidiano.

LEMBRE-SE, ó graciosa Virgem Maria, que nunca se soube que alguém que fugiu para sua proteção, implorou por sua ajuda ou buscou sua intercessão foi deixado sem ajuda. Inspirado por esta confiança, voo para ti, ó Virgem das virgens, minha Mãe; a ti eu vou; diante de ti estou, pecador e triste. Ó Mãe do Verbo Encarnado, não desprezes as minhas petições, mas na tua misericórdia ouve-me e responde-me. Amém.

O verdadeiro autor do Memorare é desconhecido. É tradicionalmente atribuído ao abade São Bernardo de Clairvaux desde o século XII. Possivelmente porque foi defendido por outro Bernard, o padre francês Claude Bernard, que o usou extensivamente em seu ministério para os pobres e prisioneiros (incluindo alguns criminosos bastante endurecidos!) No século XVII.

Claude Bernard atribuiu a recitação do Memorare a cura de uma doença grave. Ele teve cerca de 200.000 cópias da oração impressas e distribuídas em folhetos em várias línguas durante sua vida. (Isso não era pouca coisa antes da editoração eletrônica, da Kinko’s e da Internet!)

Os ensinamentos da Igreja afirmam que Maria é a Mãe da Igreja e também nossa mãe “na ordem da graça” (isto é, espiritualmente), como lemos no Catecismo da Igreja Católica (CIC 969).

Após sua morte e ascensão ao céu, “Deus a escolheu para ser a tesoureira, administradora e dispensadora de todas as suas graças, para que todas as suas graças e dons passem por suas mãos”, segundo São Luís de Montfort, o célebre Padre francês do século 18 mais conhecido como um defensor da devoção a Maria.

O maravilhoso papel de Maria em ajudar em nossa salvação foi elogiado por muitos santos e pais da Igreja ao longo dos séculos. São Lourenço Justiniano resumiu os sentimentos de muitos deles quando certa vez se referiu à Mãe Santíssima como “a escada do paraíso, a porta do céu, a mais verdadeira mediadora entre Deus e o homem”.

Você tem um problema específico que sente que não pode compartilhar com nosso Criador? Ou talvez você ache que ele está muito ocupado?

Ele nunca está muito ocupado para ouvir um pedido sincero de Sua ajuda e orientação. (Na verdade, ele nunca está muito ocupado para qualquer um de nós, ponto final !) Ainda assim, somos sempre bem-vindos para pedir ajuda à sua mãe. Na verdade, isso encanta nosso Senhor!

Como De Montfort certa vez disse, ao pedir a Maria que se aproximasse Dele por nós “estamos praticando a humildade, algo que sempre alegra o coração de Deus!” (São Francisco de Sales escreveu uma vez a esse respeito que “Deus ama tanto a humildade que imediatamente se apressa para a alma em que a vê”.)

Lembre-se novamente de que quando oramos a Maria, também oramos por meio dela a seu Divino Filho, Jesus! E ela fica feliz em orar por nós e interceder junto a Ele em nosso favor.

Você provavelmente já pediu a um amigo ou colega para orar por você às vezes. Por que não perguntar à Mãe Santíssima também? Afinal, na Ave Maria pedimos a ela que “reze por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte”.

Contanto que nos aproximemos dela com o desejo sincero de fazer a vontade de Deus e reparar nossos pecados, podemos pedir sua ajuda com confiança. (E, afinal, nunca machuca ficar com o lado bom da mãe de um ente querido?)

Quando nosso Senhor disse a São João quando Ele estava na cruz “Eis aí tua mãe” (João 19:27) Sua mãe se tornou nossa também, como mencionado antes!

Não tenha medo de pedir ajuda à nossa Mãe Santíssima (ou de mostrar-lhe o seu amor!), Rezando o Memorare, o Rosário ou muitas outras orações e devoções excelentes a ela.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x