Pin It

Oração

A Oração de São Miguel: Quando Precisamos da Armadura de Deus

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Uma oração pode ser inspirada por uma batalha? O Papa Leão XIII escreveu a oração de São Miguel, impressa abaixo, em 1884, após supostamente ter uma visão assustadora: espíritos malignos, tentando cumprir a ostentação de Satanás de destruir a Igreja de nosso Senhor em um século, estavam se engajando em ataques ferozes contra isto.

Embora o Pontífice também tenha visto São Miguel lançando Satanás (também conhecido como o diabo) e seus demônios de volta ao Inferno em sua visão, ele ficou tão horrorizado com o que viu que se sentiu compelido a ajudar a defender nossa fé nesta luta.

Na oração de São Miguel, ele lança o desafio ao “pai da mentira”, como Jesus chama o diabo no Evangelho de João (8:44), ao pedir a ajuda de um Arcanjo muito especial:

Oração de São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo,
defende-nos na batalha.
Seja nossa proteção contra a maldade e armadilhas do diabo.
Que Deus o repreenda, oramos humildemente;
e faz Tu, ó Príncipe das Hostes Celestiais,
pelo Divino Poder de Deus,
lançar no inferno Satanás e todos os espíritos malignos
que vagam pelo mundo buscando a ruína de almas.

São Miguel é um grande general nesta luta entre Cristo e Satanás por nossas almas! Afinal, lemos em Apocalipse (12: 7-9) que “houve uma grande batalha no céu; Miguel e seus anjos lutaram com o dragão … e aquele grande dragão … que é chamado de diabo e Satanás, que seduz o mundo inteiro … foi lançado na terra, e seus anjos [os demônios] foram derrubados com ele.”

O próprio nome de São Miguel (em hebraico, Micha’el significa “Quem é semelhante a Deus?”) Denota o grito de guerra proferido naquela batalha. Observe que quando falamos sobre Satanás ou o diabo aqui, também estamos nos referindo ao seu “exército” de anjos caídos, os espíritos malignos mencionados na oração de São Miguel.

Como um patrono especial e protetor da Igreja, São Miguel foi designado para lutar contra Satanás; para proteger almas fiéis dele, especialmente em sua morte; para defender o povo de Deus; e, mais adiante nesta linha, para acompanhá-los ao seu julgamento.

O Papa Leão XIII providenciou para que a  fosse recitada após cada missa solene em todo o mundo. (A missa baixa, interrompida em 1970 após o Vaticano oração de São Miguel, era dita por um padre sozinho, sem música.) Esta oração não é dita na missa hoje, mas em 1994 o Papa João Paulo II exortou os fiéis a continuarem a recitá-la.

Embora tenhamos a tendência de subestimar a noção do diabo como sendo muito estranho ou antiquado hoje, ele realmente existe e não apenas como um símbolo do mal, ou como personagem de um conto de fadas para nos assustar.

 Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Obviamente, não podemos desculpar todos os nossos pecados e falhas dizendo, como o comediante Flip Wilson fez em uma frase que tornou famosa: “O diabo me fez fazer isso!” Afinal, Deus permite que sejamos tentados, mas nos dá a graça e o livre arbítrio para escolhê-lo e não o diabo.

Ainda assim, não devemos presumir que o diabo é apenas uma figura de desenho animado. Padres como o padre Malachi Martin e o padre Gabriele Amorth escreveram extensivamente sobre suas lutas contra os demônios durante os exorcismos.

Uma das maiores qualidades de Satanás é sua camuflagem, a crença de que ele não existe, como o padre Martin certa vez observou em seu aclamado livro Refém do Diabo. Padre Martin sentiu fortemente que a descrença em Satanás e nas forças do mal nos deixa incapazes de resistir a eles.

Sobre o tema da resistência, tenha em mente que podemos e devemos rezar a oração de São Miguel na igreja ou apenas por conta própria durante o dia para proteção espiritual para nós mesmos e para os outros também!

Satanás não foi capaz de destruir a Igreja Católica no século 20, mas certamente nossa fé suportou ataques terríveis só de Hitler e Stalin sozinho. Ainda estamos engajados naquela guerra que durou toda a história da humanidade, de uma forma ou de outra, entre Deus e o diabo.

Cada um de nós teve suas próprias batalhas contra o lado negro tentando nos afastar da vida eterna com nosso Criador. A ideia de Satanás para a nossa vida eterna é passar com ele no ódio e na miséria e ele está atrás de tantas almas quanto puder!

 Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Como São Pedro uma vez observou, “sê sóbrio e vigia, porque o teu adversário, o diabo, como leão que ruge, anda em busca de quem possa devorar” (1 Pedro 5: 8). “Os espíritos malignos que vagam pelo mundo procurando a ruína das almas” mencionados na oração de São Miguel certamente estiveram ocupados, mas ao pedir ajuda podemos lutar contra eles todos os dias .

A oração e os sacramentos são uma parte essencial do que São Paulo chamou de “armadura de Deus” em sua carta aos Efésios. A
oração de São Miguel pode realmente nos ajudar a “enfrentar os enganos do diabo” (Ef 6:11), “tomando o escudo da fé” (Ef 6:16). Lembre-se, Deus permite que sejamos tentados pelo diabo, mas nos dá a graça de resistir a ele por meio da oração em nossa vida diária.

Não tenhamos medo de pedir a ajuda de São Miguel nesta oração e em outras semelhantes. Precisamos lembrar que, cada vez que oramos, trabalhamos para derrotar nossos verdadeiros inimigos, não uns aos outros, mas sim o diabo e seus espíritos malignos.

Como diz São Paulo, nós lutamos “não contra carne e sangue, mas contra principados e potestades, contra os governantes do mundo destas trevas, contra os espíritos da maldade” (Ef 6:12). Com a ajuda de Deus em oração, todos podem ser vencidos.

Números de anjo comunicados com frequência:

Anjo Número 111 Anjo Número 222 Anjo Número 333 Anjo Número 444 Anjo Número 555 Anjo Número 666 Anjo Número 777 Anjo Número 888 Anjo Número 999

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x