A Oração de São Miguel: Quando Precisamos da Armadura de Deus

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Uma oração pode ser inspirada por uma batalha? O Papa Leão XIII escreveu a oração de São Miguel, impressa abaixo, em 1884, após supostamente ter uma visão assustadora: espíritos malignos, tentando cumprir a ostentação de Satanás de destruir a Igreja de nosso Senhor em um século, estavam se engajando em ataques ferozes contra isto.

Embora o Pontífice também tenha visto São Miguel lançando Satanás (também conhecido como o diabo) e seus demônios de volta ao Inferno em sua visão, ele ficou tão horrorizado com o que viu que se sentiu compelido a ajudar a defender nossa fé nesta luta.

Na oração de São Miguel, ele lança o desafio ao “pai da mentira”, como Jesus chama o diabo no Evangelho de João (8:44), ao pedir a ajuda de um Arcanjo muito especial:

Oração de São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo,
defende-nos na batalha.
Seja nossa proteção contra a maldade e armadilhas do diabo.
Que Deus o repreenda, oramos humildemente;
e faz Tu, ó Príncipe das Hostes Celestiais,
pelo Divino Poder de Deus,
lançar no inferno Satanás e todos os espíritos malignos
que vagam pelo mundo buscando a ruína de almas.

São Miguel é um grande general nesta luta entre Cristo e Satanás por nossas almas! Afinal, lemos em Apocalipse (12: 7-9) que “houve uma grande batalha no céu; Miguel e seus anjos lutaram com o dragão … e aquele grande dragão … que é chamado de diabo e Satanás, que seduz o mundo inteiro … foi lançado na terra, e seus anjos [os demônios] foram derrubados com ele.”

O próprio nome de São Miguel (em hebraico, Micha’el significa “Quem é semelhante a Deus?”) Denota o grito de guerra proferido naquela batalha. Observe que quando falamos sobre Satanás ou o diabo aqui, também estamos nos referindo ao seu “exército” de anjos caídos, os espíritos malignos mencionados na oração de São Miguel.

Como um patrono especial e protetor da Igreja, São Miguel foi designado para lutar contra Satanás; para proteger almas fiéis dele, especialmente em sua morte; para defender o povo de Deus; e, mais adiante nesta linha, para acompanhá-los ao seu julgamento.

O Papa Leão XIII providenciou para que a  fosse recitada após cada missa solene em todo o mundo. (A missa baixa, interrompida em 1970 após o Vaticano oração de São Miguel, era dita por um padre sozinho, sem música.) Esta oração não é dita na missa hoje, mas em 1994 o Papa João Paulo II exortou os fiéis a continuarem a recitá-la.

Embora tenhamos a tendência de subestimar a noção do diabo como sendo muito estranho ou antiquado hoje, ele realmente existe e não apenas como um símbolo do mal, ou como personagem de um conto de fadas para nos assustar.

Obviamente, não podemos desculpar todos os nossos pecados e falhas dizendo, como o comediante Flip Wilson fez em uma frase que tornou famosa: “O diabo me fez fazer isso!” Afinal, Deus permite que sejamos tentados, mas nos dá a graça e o livre arbítrio para escolhê-lo e não o diabo.

Ainda assim, não devemos presumir que o diabo é apenas uma figura de desenho animado. Padres como o padre Malachi Martin e o padre Gabriele Amorth escreveram extensivamente sobre suas lutas contra os demônios durante os exorcismos.

Uma das maiores qualidades de Satanás é sua camuflagem, a crença de que ele não existe, como o padre Martin certa vez observou em seu aclamado livro Refém do Diabo. Padre Martin sentiu fortemente que a descrença em Satanás e nas forças do mal nos deixa incapazes de resistir a eles.

Sobre o tema da resistência, tenha em mente que podemos e devemos rezar a oração de São Miguel na igreja ou apenas por conta própria durante o dia para proteção espiritual para nós mesmos e para os outros também!

Satanás não foi capaz de destruir a Igreja Católica no século 20, mas certamente nossa fé suportou ataques terríveis só de Hitler e Stalin sozinho. Ainda estamos engajados naquela guerra que durou toda a história da humanidade, de uma forma ou de outra, entre Deus e o diabo.

Cada um de nós teve suas próprias batalhas contra o lado negro tentando nos afastar da vida eterna com nosso Criador. A ideia de Satanás para a nossa vida eterna é passar com ele no ódio e na miséria e ele está atrás de tantas almas quanto puder!

Como São Pedro uma vez observou, “sê sóbrio e vigia, porque o teu adversário, o diabo, como leão que ruge, anda em busca de quem possa devorar” (1 Pedro 5: 8). “Os espíritos malignos que vagam pelo mundo procurando a ruína das almas” mencionados na oração de São Miguel certamente estiveram ocupados, mas ao pedir ajuda podemos lutar contra eles todos os dias .

A oração e os sacramentos são uma parte essencial do que São Paulo chamou de “armadura de Deus” em sua carta aos Efésios. A
oração de São Miguel pode realmente nos ajudar a “enfrentar os enganos do diabo” (Ef 6:11), “tomando o escudo da fé” (Ef 6:16). Lembre-se, Deus permite que sejamos tentados pelo diabo, mas nos dá a graça de resistir a ele por meio da oração em nossa vida diária.

Não tenhamos medo de pedir a ajuda de São Miguel nesta oração e em outras semelhantes. Precisamos lembrar que, cada vez que oramos, trabalhamos para derrotar nossos verdadeiros inimigos, não uns aos outros, mas sim o diabo e seus espíritos malignos.

Como diz São Paulo, nós lutamos “não contra carne e sangue, mas contra principados e potestades, contra os governantes do mundo destas trevas, contra os espíritos da maldade” (Ef 6:12). Com a ajuda de Deus em oração, todos podem ser vencidos.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x