A oração de Jesus: Uma petição sincera a nosso Senhor

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A Oração de Jesus é uma oração curta e simples que pode colocá-lo no estado de espírito certo para se aproximar de Deus. E, com uma frase longa, é muito fácil de memorizar!

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador.

Encontramos uma versão semelhante desta oração no Evangelho de Lucas na parábola de nosso Senhor do fariseu e do publicano, ilustrada acima.

Ambos estão orando no templo por causa de Jesus, mas o contrito cobrador de impostos é justificado diante de Deus, e não o presunçoso fariseu, que se vangloria de suas realizações religiosas (Lc 18: 9-14). O que o cobrador de impostos pede a Deus aqui? “Tem misericórdia de mim, pecador” (Lc 18,13).

Fora deste relato do Evangelho, a Oração de Jesus pode ser rastreada até a Igreja Ortodoxa Oriental do século 4. St. John Climacus recomendou em seu trabalho  The Ladder of Divine Ascent  de ca. 600AD.

Ainda é um grampo de muitos na comunidade ortodoxa, embora possa ser orado por qualquer pessoa, é claro! Por causa de sua simplicidade, muitas vezes é rezado com nós em cordas de oração na Igreja oriental, como um auxílio à concentração para ajudar as pessoas a “orar sem cessar”, como São Paulo exortou os cristãos a fazerem em sua primeira carta aos tessalonicenses (1 Ts 5:17).

A Oração de Jesus também é o foco do clássico russo do século 19,  O Caminho de um Peregrino . Este livro narra a tentativa de um homem de seguir o conselho de São Paulo dado acima, com a ajuda desta oração, como um meio para alcançar a união com Deus.

O Catecismo da Igreja Católica observa que o sentimento expresso na Oração de Jesus abre nossos corações tanto à miséria da humanidade quanto à misericórdia de Cristo (CIC 2667). Na verdade, foi apropriadamente chamada de “oração do coração”.

Também é maravilhosamente versátil! Pode ser orado repetidamente como um auxílio à meditação por religiosos, ou apenas como uma maneira simples para qualquer um “checar” com nosso Senhor durante um dia agitado, para estar ciente de Sua presença e se valer de Seu conforto e força!

(A Oração de Jesus também é boa porque se concentra em Seu Santo Nome, que, como o Catecismo indica, também é uma grande forma de oração por si só (CIC 2668), como mencionado  aqui  . Aspectos mais interessantes a abordagem da Igreja Ortodoxa para a Oração de Jesus pode ser encontrada  aqui .

A Oração de Jesus nos mostra o caminho para a verdadeira humildade. É tão fácil para nós, especialmente hoje em dia, esquecer que todos somos pecadores e necessitados da misericórdia de Deus.

Ele está mais do que pronto para nos dar isso. Tudo o que precisamos fazer é  pedi-lo de forma sincera e sincera. Na verdade, Cristo disse a Santa Faustina, a freira polonesa a quem ele aparecia regularmente nos anos 1930, que ele “derramaria todo um oceano de graças” para aqueles que se aproximassem da fonte de Sua misericórdia.

Muitas pessoas hoje em dia parecem ter perdido o senso de pecado. É muito fácil e muito sedutor cair na armadilha do relativismo moral, cair na mentalidade “Estou bem, você está bem”, na qual vemos todos como basicamente muito bons, e não como companheiros pecadores.

Outros procuram colocar a culpa de suas transgressões na sociedade em geral, ou por terem algum tipo de “complexo”. A esse respeito, o bispo Fulton Sheen, cerca de 50 anos atrás, lamentou a tendência das pessoas de buscarem que seus pecados sejam explicados pela psicanálise, em vez de que sejam perdoados por nosso Senhor. Pode-se imaginar que essa tendência só tenha piorado desde então!

(Isso não significa menosprezar as necessidades legítimas de terapia e psiquiatria, apenas seus abusos e o grau em que eles geram desculpas para que as pessoas excluam Deus de suas vidas.)

Negar nossa natureza pecaminosa só piora as coisas. Em vez de pedir a Deus suas graças para nos ajudar a lidar com nossos pecados, nossas tentações e nossos problemas, podemos então nos afastar Dele. Ou suprimimos nosso sentimento de remorso ou, pensando que Deus não poderia nos perdoar, recusamos pedir Sua misericórdia.

Isso nos coloca em risco de cair ainda mais fundo no buraco negro do comportamento pecaminoso, como o abuso de álcool ou drogas, enquanto nos desesperamos, pensando que nunca podemos recorrer a Deus em busca de ajuda em nossa miséria.

Não deixe seus pecados endurecerem seu coração! Como diz o Salmo, “Se hoje ouvirdes a voz [de Deus], ​​não endureçais os vossos corações (Sl 95: 8). Ou, como nosso Senhor disse a Santa Faustina “Que eles [pecadores] não temam aproximar-se de Mim; eles precisam muito da Minha misericórdia. ”

É importante lembrar também que Cristo instituiu o Sacramento da Penitência, também conhecido como Confissão, para que possamos nos livrar de nossos pecados a um sacerdote que age em Seu nome. Embora a Oração de Jesus seja uma boa maneira rápida de enfocar na presença de Deus com toda a humildade, ela não pode e não deve substituir este importante sacramento.

Embora a Igreja apenas exija que confessemos qualquer pecado mortal pelo menos uma vez por ano, lembre-se de que, na confissão, Deus apenas perdoa seus pecados,  mas também lhe dá as graças para resistir à tentação no futuro !

Assim, confissões mais frequentes de pecados mortais e veniais podem ajudar tremendamente a purificar o pecado de sua vida. Rezar o ato de contrição, tanto na confissão quanto em casa, talvez nas orações noturnas, é uma maneira poderosa de pedir misericórdia a Deus.

Ainda assim, a Oração de Jesus é uma “oração do coração” especial. Falando do coração, tenha em mente estas palavras do profeta Joel do Antigo Testamento: “Rasgai os vossos corações, e não as vossas vestes, e voltai-vos para o Senhor vosso Deus: porque ele é misericordioso e misericordioso, paciente e rico em misericórdia” (Joel 2:13).

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x