O capelão da Divina Misericórdia

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O Chaplet da Divina Misericórdia é uma bela oração composta pelo próprio Nosso Senhor para ajudar a promover a devoção à Sua Divina Misericórdia!

Ele o ensinou a uma freira polonesa, Santa Maria Faustina Kowalska (foto à esquerda) em 1935, em uma de suas muitas revelações particulares a ela.

Jesus comunicou-lhe a nossa necessidade de pedir a sua misericórdia, de ser nós mesmos misericordiosos e de confiar nEle totalmente. A misericórdia é uma parte fundamental do amor que Ele tem por nós e quer que mostremos uns aos outros.

O Chaplet da Divina Misericórdia é mais simples de memorizar do que parece à primeira vista! (As orações de abertura e encerramento, embora desejáveis, são opcionais.) Você pode orar usando contas de rosário da seguinte forma:

Primeiro, faça o sinal da cruz. Em seguida, você pode orar uma, ou ambas, estas duas orações de abertura opcionais:

Você expirou, Jesus, mas a fonte da vida jorrou para as almas, e o oceano de misericórdia se abriu para o mundo inteiro. Ó Fonte da Vida, insondável Misericórdia Divina, envolva o mundo inteiro e esvazie-se sobre nós.

Ou:

Ó Sangue e Água, que jorraram do Coração de Jesus como fonte de Misericórdia para nós, eu confio em Vós!

Então, nas três primeiras contas: diga o  Pai Nosso

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino; Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; e perdoa nossas ofensas como perdoamos aqueles que nos ofenderam; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, amém.

a  Ave Maria,

Ave Maria cheia de graça. O Senhor está contigo. Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém.

e o credo dos  apóstolos:

Eu acredito em Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, sofreu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morreu e foi sepultado. Ele desceu ao inferno; no terceiro dia ele ressuscitou dos mortos; Ele ascendeu ao Céu e está sentado à direita de Deus, o Pai Todo-Poderoso; dali ele virá para julgar os vivos e os mortos; Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, no perdão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

Em seguida, você reza o resto do Chaplet da Divina Misericórdia da seguinte maneira: para cada uma das cinco décadas na conta grande (aquela em que você diria o  Pai Nosso no rosário) diga:

Pai Eterno, ofereço-te o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Teu Filho Amado, Nosso Senhor, Jesus Cristo, em expiação pelos nossos pecados e pelos do mundo inteiro.

Em seguida, nas dez pequenas contas (aquelas em que você diria a  Ave Maria  no rosário) para cada uma das cinco décadas, diga:

Por causa de sua dolorosa paixão, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

Então, depois de ter completado as cinco décadas da oração, você recita o seguinte, três vezes:

Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tenha piedade de nós e do mundo inteiro.

Você pode então concluir o Capel da Divina Misericórdia com a seguinte oração de encerramento opcional:

Deus eterno, em quem a misericórdia é infinita e o tesouro da compaixão inesgotável, olha para nós com benevolência e aumenta a tua misericórdia em nós, para que nos momentos difíceis não nos desesperemos nem nos desanime, mas com grande confiança nos submetamos à tua santa vontade, que é o próprio Amor e Misericórdia.

A referência à Paixão de Nosso Senhor serve como um lembrete pungente de quanto Deus nos ama para permitir que Seu único filho sofresse e morresse por nós, para que, como ouvimos na missa, “os pecados sejam perdoados”.

Jesus não estava revelando uma nova doutrina sobre o perdão a Santa Faustina. As Escrituras estão repletas de referências à misericórdia de Deus.

Entre vários exemplos, lemos nos Salmos que “o Senhor é misericordioso e misericordioso” (Sl 145: 8). No  Pai Nosso  (impresso acima), pedimos a Deus que nos perdoe como perdoamos aos outros.

Cristo apresentou Sua parábola do Servo Impiedoso no evangelho de Mateus, instruindo Seus seguidores a perdoar aos outros “setenta vezes sete vezes” (Mt 18:22).

E você também deve se lembrar de Sua famosa proclamação no Sermão da Montanha de que “bem-aventurados os misericordiosos, porque eles receberão misericórdia” (Mateus: 5: 7).

A novidade é que Nosso Senhor desejava que Santa Faustina ajudasse a estabelecer um movimento apostólico da Divina Misericórdia para que até os pecadores mais endurecidos soubessem que poderiam obter Sua misericórdia se a pedissem com espírito de verdadeiro arrependimento.

O Chaplet da Divina Misericórdia, junto com outras orações ajudariam a difundir esta devoção à Sua misericórdia, assim como a veneração de uma imagem especial que ele pediu a Santa Faustina para pintar com as palavras “Jesus Eu Confio em Você” impressas abaixo dela, como mostrado aqui.

Além disso, nosso Senhor expressou Seu desejo de que o domingo após a Páscoa seja a Festa da Misericórdia. (Isso foi praticado como uma devoção por muitos anos antes que o Papa João Paulo II designasse este dia como o Domingo da Divina Misericórdia no calendário litúrgico católico em 2000, descrito com mais detalhes).

Jesus também deu a conhecer a Santa Faustina o seu desejo de que orássemos e meditássemos sobre a sua paixão às 15 horas, hora da sua morte na cruz (altura em que, disse-lhe ele, “a misericórdia se abriu amplamente para todos alma ”) mesmo que apenas por um momento. (Este também pode ser um ótimo momento para orar as orações de abertura para o Chapelim da Divina Misericórdia, dado acima, ou o próprio chapelim!)

Santa Faustina serviu Jesus com grande amor e graça nos conventos da Polônia de 1925 até sua morte por tuberculose em 1938. Ela registrou muitas de suas palavras para ela em seu agora famoso diário, escrito a partir de 1934 a pedido de seu diretor espiritual, o Padre Michael Sopocko, e por ordem de nosso Senhor também.

Apesar de sua profunda humildade, ela sentiu o impacto que sua missão como apóstola de Cristo e secretária de Sua misericórdia (como Ele se referiu a ela em seu diário) teria após sua morte.

De fato, os marianos da Imaculada Conceição publicaram e distribuíram literalmente milhões de exemplares do Capelão da Divina Misericórdia, a Imagem da Divina Misericórdia e vários livretos sobre esta devoção (muitos incluindo também uma Novena da Divina Misericórdia) nos quase setenta anos desde Santo. A morte de Faustina.

O Papa João Paulo II prestou homenagem ao seu importante papel no estabelecimento do Domingo da Divina Misericórdia em sua canonização em 2000.

Observe que devemos nos aproximar de nosso Senhor orando o Grinaldo da Divina Misericórdia, e nesta devoção em si, com amor em nossos corações, não apenas palavras em nossos lábios. Ele não nos recusará Sua misericórdia se nossa contrição for genuína.

Além disso, devemos mostrar aos outros a misericórdia e o amor que queremos que Deus  nos mostre  e freqüentemente participe de Suas graças no Sacramento da Eucaristia (Santa Comunhão) e Penitência (Confissão).

Já foi dito que é mais fácil acreditar em Deus do que confiar Nele. Você às vezes concorda com essa afirmação? Nosso Senhor respondeu a esta preocupação dizendo a Santa Faustina que quando nos aproximamos dele com confiança, Ele está pronto para nos dar uma abundância de graças e misericórdia.

Até mesmo nossos sofrimentos podem ser de grande benefício espiritual em nossa jornada para a Vida Eterna com Deus no Céu se nós, em meio às nossas provações, permitirmos que Ele nos dê a graça de suportá-las, para o perdão dos pecados.

O amor de Cristo por nós é ilimitado, uma fonte de misericórdia pronta para fluir em nosso vaso de confiança, como Ele também disse a ela. Só precisamos mostrar nosso amor por Ele em troca de como seguimos Sua vontade para nós e em como tratamos os outros.

Se você não se sente particularmente amoroso com aqueles chefes irritantes, colegas de trabalho ou parentes que o prejudicaram de alguma forma (muito menos o cara que o cortou no trânsito!)

Pelo menos ore por eles, não – guarde rancores e tente não retribuir o tratamento mesquinho da mesma maneira. Afinal, estamos orando no Capel da Divina Misericórdia pela misericórdia de Deus não apenas para nós, mas também para “todo o mundo!”

O próprio Jesus disse a Santa Faustina que a humanidade não teria paz verdadeira até que nos voltássemos com confiança à Sua misericórdia. Deixe o Chaplet da Divina Misericórdia ajudá-lo a encontrar e trazer a paz de Cristo em sua vida e na vida de outras pessoas!

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x