O que é a oração católica Ave Maria?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A Ave Maria, às vezes chamada de “saudação angelical”, é a base para orações famosas como  o Rosário  e  o Angelus. Inspirou muita devoção fervorosa a Jesus e Sua Mãe Santíssima.

Essa oração maravilhosa tem ajudado a dar às pessoas as graças, força e proteção espiritual de que precisam há centenas de anos.

A Ave Maria também serviu de inspiração para algumas grandes configurações musicais de seu texto em latim, principalmente na  Ave Maria de Franz Schubert. É tão simples quanto elegante, em qualquer idioma:

Ave Maria, cheia de graça,
O Senhor é contigo;
Bendita és tu entre as mulheres,
E bendito é o fruto do teu ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores,
agora e na hora de nossa morte. Amém.

O beato Alan de la Roche, grande campeão do Rosário no século XV, disse uma vez que “Quando digo Ave Maria, a esperança se fortalece em meu peito e o orvalho da consolação cai sobre minha alma … a saudação angelical é uma arco-íris nos céus, um sinal da misericórdia e da graça que Deus deu ao mundo. ”

Ele também observou que “assim como todo o céu se alegra quando a ‘Ave Maria’ é dita, também os demônios tremem e alçam vôo.”

A primeira parte da Ave Maria (linhas 1-4) vem de passagens do Evangelho de Lucas relacionadas com os primeiros dois Mistérios Gozosos do Rosário, a Anunicação (de Lucas 1:28) e a Visitação (de Lucas 1:42).

As duas primeiras linhas lembram a saudação do Arcanjo Gabriel a Maria antes de dizer a ela que Deus a escolheu para ser a Mãe de Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo!

Sua famosa resposta foi “Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra ”(Lucas 1:38), em alegre concordância com o pedido divino. Por causa disso, como lemos no Evangelho de João (João 1:14), “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”.

Maria foi a escolha perfeita para ser a Mãe de Deus porque, embora fosse humana como todos nós, ela foi concebida sem a mancha do pecado original (no que chamamos de dogma da Imaculada Conceição).

(Ela tinha isso em comum apenas com seu Filho!) Ela era, nas palavras do Catecismo de Baltimore, “sem nenhum pecado e dotada de todas as virtudes”.

Maria se dedicou totalmente a fazer a vontade de Deus com muito amor e humildade. Lembremo-nos de que ela sempre esteve ao lado de seu Divino Filho, desde o bendito início de Sua vida na terra até o amargo fim, quando ficou aos pés de Sua cruz na Crucificação, quando Ele deu Sua vida por nós.

Não adoramos Maria, mas a honramos rezando a Ave Maria por seu papel crucial em tornar possível nossa salvação. Maria, como expressou Santo Irineu, “tornou-se causa de salvação para ela e para todo o gênero humano”, tornando-se mãe de nosso Redentor.

Como São Paulo observou certa vez, Jesus é o “único mediador de Deus e dos homens” (1 Timóteo 2, 5). Ainda assim, podemos e devemos nos voltar para Maria em oração, pois as graças que ela nos dá  vêm de Deus . St. Louis De Montfort uma vez se referiu à Santíssima Mãe (como ela também é conhecida) como a “tesoureira e dispensadora das graças de Deus”. Portanto, não custa nada conhecê-la melhor por meio da oração!

Mais uma vez, rezar a Ave Maria ou mostrar a nossa devoção a ela  não significa que a estamos colocando à frente de Jesus , como alguns podem temer. Quando oramos  a  Maria, oramos também  por meio de  Maria, pedindo-lhe que interceda junto a Deus por nós em nosso nome.

As palavras na linha 3 da Ave Maria, “Bendita és tu entre as mulheres”, voltam um pouco mais tarde no Evangelho de Lucas (1,42) como a saudação de sua prima Isabel no mistério do Rosário da Visitação, descrito no pintura famosa do pintor renascentista italiano Mariotto Albertinelli à direita.

Maria, sempre disposta a servir, foi visitar e ajudar sua prima Isabel, então grávida de João Batista.

Podemos admirar a devoção de Maria
(assim como sua resistência!) Ao iniciar o que deve ter sido uma jornada árdua para ir de Nazaré, onde ela morava, a uma cidade em Judá onde morava sua prima, a cerca de 70 milhas de distância.

(Lembre-se de que estávamos em uma época em que ela não podia simplesmente pegar um carro ou um ônibus para chegar lá!)

Lucas nos conta que quando Isabel ouviu a saudação de Maria, ela gritou de alegria (inspirada pelo Espírito Santo) “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”

Maria foi realmente abençoada porque nasceu sem pecado e foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Seu Filho. Como ela mesma disse, mostrando sua gratidão: “Aquele que é poderoso fez grandes coisas por mim” (Lucas 1:49).

O tom da segunda parte da Ave Maria (ver linhas 5-7 acima) muda de um elogio para uma petição para nós. Como nota lateral, Maria foi mencionada pela primeira vez como a “Mãe de Deus” já no século III DC. Este título para ela foi formalmente adotado no Concílio de Éfeso da Igreja em 431 DC.

A frase “rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte, amém” foi proclamada no Concílio de Trento no século 16 como tendo vindo da própria Igreja. A referência a “nós pecadores” essencialmente nos lembra de nossa necessidade de ser humildes e contritos diante de Deus.

“A hora da nossa morte” refere-se ao momento mais delicado para as nossas almas. Devemos perseverar em oração e obediência a Deus por nossa salvação tanto quanto possível até então. Saudamos a ajuda de Maria aqui para “iluminar nosso caminho através do vale da sombra da morte”, como disse São Luís de Montfort.

Como De Montfort continua poeticamente em seu famoso livro do século 18,  O Segredo do Rosário , “Por favor, Mãe, conduza-nos ao Tribunal de Seu Filho e não nos abandone lá.

Interceda por nós e peça ao teu filho que nos perdoe e nos deixe entrar nas fileiras dos abençoados. ” A Ave Maria é de fato uma oração para nos ajudar em nosso caminho para a Vida Eterna com Deus “agora e na hora de nossa morte”. Amém!

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x