A Oração da Serenidade: Por coragem, sabedoria e paz de espírito

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A oração da serenidade é talvez mais conhecida por seu uso em programas de 12 passos, como Alcoólicos Anônimos. Não é especificamente uma oração católica, como foi atribuída ao teólogo protestante Reinhold Niebuhr.

Decidimos incluí-lo aqui, no entanto, porque forneceu força e conforto para muitas pessoas que lidam com a devastação do vício. Mas você não precisa estar lutando contra o álcool ou o abuso de substâncias para fazer a oração da serenidade. Pode ajudá-lo a carregar qualquer tipo de cruz. E é curto e fácil de memorizar também!

Deus, conceda-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso e sabedoria para saber a diferença. 

Já foi dito que a serenidade vem facilmente quando as coisas estão indo do nosso jeito. Mas e quando a vida te joga bolas curvas, talvez uma após a outra? Aceitar dificuldades que não podemos mudar muitas vezes não é uma tarefa fácil, de forma alguma.

Mesmo assim, nosso Senhor  disse  : “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (João 14:27), e “Não se turbe o vosso coração” (João 14: 1), também. Ele também disse uma vez: “Venham a Mim todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados … carreguem o meu jugo sobre vocês … e encontrarão descanso para suas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve ”(Mt 11: 28-30).

Jesus claramente entendeu que teríamos problemas nesta vida. Ele até falou da necessidade de tomarmos nossas cruzes como Seus seguidores (Mt 16:24).

Mas Ele quer nos ajudar a superar os pontos difíceis com Sua ajuda e Sua graça. As preocupações da vida às vezes podem nos transformar em “loucos por controle”, preocupados com problemas que parecemos não poder “consertar” por conta própria.

No espírito da Oração da Serenidade, porém, temos que aceitar que Deus sempre quer fazer aflorar o que há de melhor em nós, mesmo na adversidade, especialmente  então.

Mas temos que permitir que Ele faça isso. Precisamos de serenidade para entregar nossos problemas a Ele, para reconhecer que Ele está no comando.

Do contrário, as provações da vida podem nos tornar amargos, e não melhores, pois as tristezas e decepções endurecem nosso coração.

Então, onde a coragem se encaixa em nossos pedidos na oração da serenidade? Às vezes, você precisa mudar de emprego, hábito, relacionamento ou qualquer outra coisa que não esteja de acordo com sua vida.

Sacudir padrões de comportamento familiares não é fácil! Pode ser que você precise fazer algumas mudanças em sua vida, como conseguir um novo emprego ou uma nova atribuição, ou se mudar para uma nova cidade.

Ou você pode ter que tomar uma atitude ao decidir sobre cuidados médicos para um ente querido. Situações como essas exigem que tenhamos coragem e confiança que Deus nos ajudará, mesmo quando pensamos que Ele não está lá!

Jesus  se  dizer na Última Ceia: “No mundo tereis aflições. Mas coragem, eu venci o mundo ”(João 16:33). Jesus claramente desejava deixar Seus apóstolos e, em um sentido mais amplo, nós também, com paz e coragem. Lembre-se de que Ele  sempre  está conosco (Mt 28:20).

A oração da serenidade traz consigo outro desafio também. Uma coisa é querer ter “coragem de mudar”. Mas como você sabe o que pode e o que não pode mudar às vezes? E como a confusão sobre  isso  afeta sua paz de espírito? Esclarecer a densa névoa da dúvida sobre esse assunto requer sabedoria!

O Espírito Santo pode nos dar a sabedoria de que precisamos. Esta oração ao Espírito Santo pode ajudar nisso também. Nosso livre arbítrio dado por Deus muitas vezes pode nos deixar olhando as bifurcações do caminho para a Vida Eterna.

O grande jogador do beisebol Yogi Berra observou certa vez: “Quando você chegar a uma bifurcação na estrada, pegue-a”. Isso não ajudará quando você estiver enfrentando um julgamento ou uma decisão difícil. Mas Deus está mais do que disposto a ajudar por meio de Seu Espírito!

Orar, ler as escrituras e aprender mais sobre nossa fé por meio de nosso Catecismo e outros recursos podem ajudá-lo tremendamente a discernir a vontade de Deus para você.

O mesmo pode acontecer com buscar conselhos de sua comunidade paroquial, de um padre, de um grupo de apoio ou, melhor ainda, se possível, de um diretor espiritual. Não há razão para “ir sozinho” se você não precisa!

No final, o importante é perceber, ao pensar em suas provações, dilemas ou tribulações, que “isso também passará”. Que a oração da serenidade lhe dê a força, sabedoria e paz de espírito que você precisa para navegar em suas águas turbulentas, com a ajuda de Deus!

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x