Orações da noite: para ajudá-lo a refletir sobre o seu dia com o nosso

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Você pode reservar algum tempo para Deus no final do dia? As orações noturnas podem ajudá-lo a agradecê-Lo pelas bênçãos do dia e pedir Seu perdão por seus pecados e proteção durante a noite.

É um momento excelente para fazer um balanço das atividades do seu dia em (espero!) Uma atmosfera tranquila onde, na presença de Deus, você pode fazer um exame de consciência e então dizer um Ato de Contrição sincero seguido por orações como estas:

Eu te adoro, meu Deus, e te amo de todo o coração. Agradeço-te por me teres criado, por me teres feito cristão e por me teres preservado até hoje. Perdoe-me pelo mal que fiz hoje. Se eu fiz algo de bom, fique feliz em aceitar. Proteja-me enquanto descanso e me livre de todos os perigos. Que sua graça esteja sempre comigo. Amém.

Ó Senhor, oramos a você para visitar esta casa e afastar todas as armadilhas do inimigo. Deixe Seus santos anjos habitarem nele para nos preservar em paz; e deixe sua bênção estar sempre sobre nós. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Proteja-nos, Senhor, enquanto permanecemos acordados; zela por nós enquanto dormimos, para que despertos possamos vigiar com Cristo e, dormindo, descanse em sua paz.

Outras orações de boa noite incluem a Oração pelas negligências diáriasOrações por proteção (incluindo uma oração famosa de Santo Agostinho), Orações por bênçãos (que inclui outra oração bem conhecida de Santo Afonso de Liquori), uma oração sincera de um apóstolo leigo, o memorare, e Nunc Dimittisque é uma oração noturna especial usada na Liturgia das Horas.

As orações da noite devem fazer parte de um momento especial no final do dia, onde você olha honestamente para sua vida com nosso Senhor.

Assim como oferecemos a Deus tudo em nosso dia nas orações da manhã, à noite refletimos sobre nossas ações, pedindo a Ele a graça de servi-Lo melhor no dia seguinte. Se você se sentir pressionado pelo tempo, reserve um momento, pelo menos, com a ajuda do Espírito Santo, para pensar sobre seus pecados e seu progresso espiritual.

Lembre-se, porém, de que a humildade é essencial nesta tarefa. Do contrário, você pode não se aproximar de Deus com a honestidade de que precisa para tentar se ver como Ele o vê!

Este tempo gasto em oração pode ajudá-lo a ouvir nosso Divino Médico (como nosso Senhor se referiu a Si mesmo em Marcos 2:17) enquanto Ele diagnostica suas doenças espirituais para ajudá-lo a chegar à Confissão quando necessário para Sua cura: Seu perdão e Sua graça de o Sacramento da Penitência.

Isso não significa que você só deva insistir em sua ladainha de pecados! Você pode agradecer a Deus por inspirar as coisas boas que está fazendo, por aqueles momentos em que sua alma “engrandece ao Senhor” (Lucas 1:46).

Também é uma boa ideia, quando você tiver mais tempo para saborear esses momentos com Ele, fazer algumas orações noturnas maravilhosas, encontradas aqui, tiradas de um conjunto de orações, salmos, leituras e hinos de quatro volumes conhecido como Liturgia das Horas.

Esses livros constituem a oração oficial da Igreja para louvar a Deus e santificar cada dia. (A terceira oração dada acima é apenas uma amostra do tesouro espiritual encontrado lá!)

Tanto os sacerdotes como os religiosos (como frades e freiras) que professaram os votos solenes devem recitar diariamente excertos da Liturgia das Horas.

Os leigos são incentivados a recitá-los também, individualmente ou em grupos. Essas orações também são referidas neste contexto como Completas (da palavra latina que significa conclusão) e muitas vezes chamadas de “Oração da Noite”.

Lembre-se de que nosso Senhor adoraria ouvir seus próprios pensamentos além de suas orações noturnas, contanto que você dê a Ele um serviço de coração , não da boca para fora.

Não tenha medo de pedir a Ele para abençoar sua noite e ajudá-lo no dia seguinte enquanto você se esforça para compartilhar a Vida Eterna com Ele algum dia na bem-aventurança do que São Tomás de Aquino chamou de “nossa verdadeira terra natal”, o Céu!

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x