Nunc Dimittis: Uma oração noturna pela paz de Cristo

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Nestes tempos loucos e turbulentos, quando a paz é procurada por toda parte, mas tão pouco a ser encontrada, esta oração simples impressa abaixo conhecida como Nunc Dimittis, (“Agora Tu dispensas” em seu latim original) aponta o caminho para onde a verdadeira paz pode estar encontrado, em Jesus Cristo!

É também chamado de Cântico de Simeão, em homenagem ao homem que primeiro pronunciou essas palavras. A oração é tirada do Evangelho de Lucas 2: 25-32. É apresentado no Evangelho todo dia 2 de fevereiro no que é conhecido como a Festa da Apresentação, que comemora a grande alegria de Simeão ao ver o menino Jesus, conforme descrito abaixo.

Nunc Dimittis transmite uma mensagem profunda de forma bastante simples e tem sido usado nas Completas (oração noturna) na Liturgia das Horas, a oração da Igreja desde o século IV. Concluir o dia para religiosos e leigos é uma grande oração!

Agora tu despedires teu servo, ó Senhor, de
acordo com tua palavra em paz; 

Porque os meus olhos viram a tua salvação,
que preparaste diante da face de todos os povos: 
uma luz para a revelação dos gentios
e para a glória do teu povo Israel

Por meio da encarnação de Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, Deus estendeu a relação de aliança especial que Ele estabeleceu com os judeus, conforme registrada no Antigo Testamento, aos gentios também, ou seja, a todos nós.

Lemos no capítulo 2 do Evangelho de Lucas como um homem “justo e devoto” chamado Simeão estava esperando a consolação (isto é, a restauração do governo de Deus) de Israel e foi informado pelo Espírito Santo que ele veria o Senhor Ungido, o Messias, Jesus, antes de sua morte.

Quando Maria e José, seguindo a lei mosaica, trouxeram o menino Jesus para ser apresentado no Templo de Jerusalém, o Espírito conduziu Simeão diretamente a ele. Jesus naquele momento era realmente um Pacote de Alegria para o velho!

Simeão pegou aquele bebezinho nos braços e, abençoando a Deus, pronunciou essas famosas palavras impressas na oração acima. Na verdade, Jesus deveria ser uma luz guia para nossa salvação e para a Vida Eterna com Deus no céu!

A Igreja lembra-nos na Festa da Epifania, observada no dia 6 de janeiro, que com Jesus Deus se manifestou a todo o mundo, tanto gentios como judeus. Ele não era apenas o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, mas de toda a humanidade!

Os três reis reconheceram uma realeza que se estenderia por todo o mundo. Assim fez Simeão com essas palavras acima! No Calendário Litúrgico da Igreja, a Festa da Apresentação do Senhor em 2 de fevereiro comemora a vez de Simeão ser o portador e o destinatário das boas novas das mensagens do Evangelho de “luz” e “glória”!

(Esta festa também é chamada de Candelária pelas velas abençoadas na Missa daquele dia que marcam Cristo como a Luz do Mundo.)

Ao segurar aquele bebezinho, conforme a foto acima, Simeão experimentou a paz de Cristo! É quase como se tivesse experimentado a sensação da verdadeira paz de que Jesus falaria aos Seus discípulos no discurso da Última Ceia, pouco mais de três décadas depois, quando lhes disse “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não como o mundo dá, eu dou a você. Não se turbe nem tema o seu coração ”(João 14:27).

São Paulo escreveu de forma semelhante aos filipenses “que a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guarde os vossos corações e mentes em Cristo Jesus” (Fl 4: 7)

A paz de Cristo realmente transcende toda a agitação e agitação do mundo, onde as pessoas estão constantemente em guerra umas com as outras (e também com elas mesmas) por poder e prestígio.

E o que essa paz acarreta? Em parte, entregando todas as suas preocupações, dúvidas e medos aos cuidados de um Deus amoroso em oração. Ter consciência da sua dignidade de filho de Deus, feito à Sua imagem e semelhança, sejam quais forem as suas circunstâncias.

A paz de Cristo pode deixá-lo livre da culpa e da vergonha que o pecado mortal pode trazer ou mesmo de pecados veniais repetidos. É a paz que vem de uma consciência limpa, ajudada pelo acesso frequente ao sacramento da penitência (confissão) para aqueles momentos em que você peca; bem como das graças de Cristo da Eucaristia.

É uma paz que vem de revestir de Cristo (em tentar sinceramente segui-Lo nos Dez Mandamentos), não de revestir de Cristo (de pensar que falar da boca para fora é suficiente para fazer Sua vontade). Uma paz em que você não tem esqueletos sacudindo em seus armários. Sem escravidão a vícios ou outras armadilhas demoníacas!

Embora tudo isso possa parecer uma tarefa difícil, tenha em mente que você não precisa ser tão justo e devoto quanto Simeão para experimentar a paz de Cristo, mas quanto mais perto você chegar de ser livre de complicações pecaminosas, melhor! Nosso Senhor entende muito bem quais criaturas caídas propensas ao pecado nós somos! Deixe-O ajudá-lo a desenterrar o joio do seu jardim!

Infelizmente, a revelação e a glória de que Simeão fala em Nunc Dimittis não viriam sem um grande custo. Lemos algumas linhas mais tarde neste capítulo do Evangelho de Lucas que este pequeno bebê seria um sinal que seria contradito por muitos que de uma forma ou de outra rejeitariam a Ele e sua mensagem salvadora! Na verdade, uma trágica “contradição” ocorreu logo depois.

A Sagrada Família teve que fugir para o Egito para evitar que o menino Jesus fosse morto pelo ímpio Rei Herodes, que O via como uma ameaça à sua posição como Rei dos Judeus!

Este evento é comemorado também na 4ª década dos Mistérios Gozosos do Rosário. Tem um aspecto agridoce porque a Mãe Santíssima se tornou tragicamente consciente de que, como Simeão lhe disse, a espada dessa contradição trespassaria sua alma, pois ela experimentaria imensa tristeza ao ver o quanto seu amado Filho sofreria e seria. rejeitado, em Seu ministério terreno e em Sua Paixão.

(Provavelmente também nos séculos seguintes, como vemos em várias aparições de Nossa Senhora aprovadas pela Igreja, como as de LaSallette , Fátima e Akita, nos séculos 19 e 20).

O reino de Cristo, tão brutalmente quanto foi “contradito” em Sua Paixão, bem como na subsequente perseguição aos cristãos em todo o mundo desde então, é aquele que deve abranger o mundo inteiro, mesmo enquanto Seu reino, como diria a Pôncio Pilatos, foi não deste mundo (João 18:36)!

Tenha em mente que cada um de nós tem o livre arbítrio dado por Deus para contradizer essa contradição em nossos corações, por assim dizer, e não dar ouvidos aos pessimistas que descartariam Jesus como apenas um profeta, filósofo ou, pior, alguma figura mítica interferindo em nosso liberdade.

Como um lembrete, (embora eu espere que não seja necessário) Cristo é Deus, a segunda pessoa da Trindade com duas naturezas, uma humana e uma divina! E Ele ama todos nós e cada um de nós o suficiente para ter morrido por nós no Calvário para que pudéssemos passar a eternidade com Ele no céu.

Ele o amou o suficiente para morrer por você para que você pudesse experimentar a Sua bondade, paz e imensa alegria no céu, mas você deve deixá-lo trabalhar com você como um cidadão no treinamento para lá.

Esperamos que esta oração, quer você diga à noite ou a qualquer hora durante o dia, possa inspirá-lo a se empenhar pela paz de Cristo de que Simeão falou, não pela morte imediata, é claro, mas por aquela paz de alma que vem de seguir nosso Senhor e Seus mandamentos da melhor maneira possível em obediência amorosa, para que você possa experimentar consolação Dele em tempos difíceis, ao se voltar para Ele em busca de graças, orientação e apoio.

E que quando você chegar ao seu fim, quando você passar da morte para a vida, você possa estar tão completamente quanto possível para ouvir aquelas lindas palavras, com efeito, “Muito bem, servo bom e fiel …. entre na alegria do teu mestre ”(Mt 25:33) para que sua alegria seja completa (João 15:11)!

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x