Uma novena ao Espírito Santo: Por sua graça e auxílio celestial

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Esta novena ao Espírito Santo cobre muitos aspectos importantes de nosso relacionamento com a “terceira Pessoa da Santíssima Trindade”, como Ele é chamado abaixo.

Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Espírito de verdade, amor e santidade, procedente do Pai e do Filho, e igual a Eles em todas as coisas, eu te adoro e te amo de todo o meu coração.

Caríssimo Espírito Santo, confiando no teu profundo e pessoal amor por mim, faço esta novena para o seguinte pedido, se for da tua santa Vontade atendê-lo: ( cite o seu pedido ).

Ensina-me, Espírito Divino, a conhecer e buscar meu fim último; conceda-me o santo temor de Deus; conceda-me verdadeira contrição e paciência. Não me deixe cair em pecado. Dê-me um aumento de fé, esperança e caridade, e traga à luz em minha alma todas as virtudes próprias de meu estado de vida.

Faça-me um discípulo fiel de Jesus e um filho obediente da Igreja. Dê-me graça eficaz suficiente para guardar os mandamentos e receber os sacramentos dignamente. Dê-me as quatro virtudes cardeais, seus sete dons, seus doze frutos. Eleve-me à perfeição no estado de vida para o qual Você me chamou e conduza-me por uma morte feliz para a vida eterna. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Rezar uma novena ao Espírito Santo também é uma devoção importante na preparação para o  Pentecostes. Na verdade, Maria, os apóstolos e os discípulos passaram nove dias entre a ascensão de nosso Senhor ao céu e a descida do Espírito Santo no Pentecostes (foto acima) em “oração constante” (Atos 1: 12-14). Alguns vêem isso como o modelo não só para a novena ao Espírito Santo, mas também para todas as outras novenas.

Além da novena acima, outras orações ao Espírito Santo, como  esta, também são boas novenas. Esta oração pelos sete dons do Espírito Santo mencionados acima os detalha e ajuda a defini-los bem.

As graças, dons e virtudes mencionados na novena ao Espírito Santo acima têm o objetivo de instilar em nós os maravilhosos atributos celestiais necessários para nossa salvação, à medida que buscamos imitar Cristo e mostrar aos outros Seu amor em nossa vida diária.

Os sete dons são sabedoria, compreensão, conhecimento, conselho, fortaleza, piedade e temor ao Senhor. Estes se relacionam bem com os doze frutos do Espírito Santo mencionados acima, muitos dos quais foram bem articulados por São Paulo em uma de suas cartas (Gl 5, 22-23): caridade, alegria, paz, paciência, bondade, bondade , generosidade, gentileza, fidelidade, modéstia, autocontrole e castidade.

Esta longa lista de méritos aparentemente sobrepostos, mas bastante distintos, pode fortalecer em nós as quatro virtudes cardeais tão necessárias para crescermos em santidade no caminho para nossa salvação à medida que seguimos a Cristo: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Observe que todas essas qualidades têm o objetivo de nos aproximar de Deus ao refletirmos Sua paz e bondade.

Jesus disse a Seus discípulos antes de Sua Paixão que Ele enviaria o Espírito Santo para “lembrar-vos de tudo o que eu vos ensinei”, como Ele colocou no evangelho de João (João 14:26). É importante que ouçamos e ajamos de acordo com nossa As inclinações do Senhor para nós por meio de Seu Espírito ao buscarmos Sua graça santificadora em nossas vidas.

Cristo disse certa vez que, a menos que nos tornemos como crianças, não podemos entrar no reino dos céus (Mt 18: 3). Quando adotamos esse espírito de fé infantil e confiamos Nele, somos mais capazes de ouvir Seu Espírito.

Lembre-se de que Deus nos deu não apenas Seu Espírito e Seus dons de graça santificadora, mas também o livre arbítrio para escolher aceitá-los.

Cada um de nós deve desempenhar um papel ativo em nossa própria salvação, ouvindo e agindo de acordo com Suas inspirações divinas para nós. Nosso relacionamento com nosso Criador em Suas três Pessoas é de fato uma parceria!

Devemos ouvir Sua voz por meio da oração, dos sacramentos e da busca de Sua palavra nas Escrituras e na leitura espiritual. Como disse Santo Agostinho, “Aquele que nos criou sem nossa ajuda não nos salvará sem nosso consentimento”.

Esta novena ao Espírito Santo pode ajudar-nos não só com os nossos pedidos, se estiverem de acordo com a vontade de Deus para nós, mas também a unir a nossa vontade à Dele!

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x