O Magnificat: Hino de Maria de Louvor a Nosso Senhor

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Magnificat, extraído do Evangelho de Lucas (1: 46-55), é o hino de louvor ao Senhor da Bem-aventurada Virgem Maria. É também conhecido como Cântico de Maria na Liturgia das Horas, uma coleção especial de leituras das escrituras, salmos e hinos que constituem o que é conhecido como a oração da igreja. (Os sacerdotes e outros religiosos são obrigados a rezar seções da Liturgia das Horas todos os dias.)

Embora o Magnificat tenha tido várias configurações musicais de compositores como Palestrina, Bach e Mozart, ele pode ser recitado, bem como cantado.

Seu nome vem da primeira linha de seu texto em latim (“Magnificat anima mea Dominum”) traduzido na primeira linha abaixo. Maria proclama a grandeza do Senhor com humildade e graça características aqui.

Minha alma engrandece ao Senhor
E meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Porque Ele considerou a humildade de Sua serva;
Pois eis que doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada;
Porque aquele que é poderoso fez grandes coisas por mim,
e santo é o seu nome;
E Sua misericórdia é de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Ele mostrou poder com Seu braço,
espalhou os orgulhosos na vaidade de seu coração.
Ele derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Ele encheu os famintos com coisas boas,
e os ricos despediu vazios.
Ele deu ajuda a Israel, seu servo, ciente de Sua misericórdia
Mesmo enquanto ele falava com nossos pais, com Abraão e com sua posteridade para sempre.

Magnificat oferece um grande material para meditação sobre a Visitação, o segundo Mistério Gozoso do Rosário, ilustrado acima. Quando o anjo Gabriel informa a Maria que ela será a Mãe de Deus, ele também conta a ela sobre a gravidez de seu parente, Isabel, com João Batista.

Depois de Maria dar seu famoso consentimento em se tornar a Mãe de Deus, – “Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra ”(Lucas 1:38) – ela vai“ com pressa ”(1:39) para ajudar Isabel, que fica muito feliz em vê-la. Nossa Senhora exprime a sua alegria no Magnificat.

Podemos admirar a devoção de Maria (assim como sua resistência!) Ao iniciar o que deve ter sido uma jornada árdua para ir de Nazaré, onde ela morava, a uma cidade em Judá onde morava sua prima, a cerca de 70 milhas de distância.

(Lembre-se de que estávamos em uma época em que ela não podia simplesmente pegar um carro ou um ônibus para chegar lá!)

Evidentemente, Maria, ao se apressar em ajudar sua prima, está focada no serviço aos outros. Desta forma, ela glorifica o Senhor ao refletir (e “magnificar”) Sua bondade e amor. E, claro, ao se tornar a Mãe de Deus, ela o ajudará a nos redimir para a nossa salvação em Sua Paixão!

Falando em ampliação, o arcebispo Fulton J. Sheen certa vez se referiu a nossa Mãe Santíssima como sendo “uma lente de aumento que intensifica nosso amor por seu Filho”.

Observe que a alegre afirmação de Maria de que “todas as gerações me chamarão bem-aventurada” de forma alguma diminui sua humildade. Se ela parece vangloriar-se aqui, é como o faz São Paulo mais tarde na Escritura quando diz “quem se vangloria, glorie-se no Senhor” (2 Cor 10,17), ou seja, na obra de Deus sendo realizada. através de nós.

Nesse sentido, o Magnificat é mais do que uma oração de louvor. Também nos lembra do vínculo essencial entre humildade e santidade.

Assim como Deus “considerou a humildade de sua serva” e “fez grandes coisas” por Maria ao torná-la a Mãe de seu Filho, também “Ele depôs os poderosos de seus tronos (com seu próprio poder!) E exaltou os humildes. ”

(Observe também a humildade de nossa Santíssima Mãe ao referir-se a si mesma nesta oração, como ela o faz ao dar seu consentimento a Gabriel mencionado anteriormente, como a serva do Senhor, seu servo!)

Como seu Divino Filho mais tarde enfatizou “Quem a si mesmo se exalta será humilhado, e quem a si mesmo se humilha será exaltado” (Mt 23:12, também em palavras ligeiramente diferentes em Lucas 18:14 e Lucas 14:11).

Jesus não estava dizendo nada de novo aqui também! Lemos pensamentos semelhantes em todo o Antigo Testamento, como nos Salmos e neste exemplo do livro de Sirach “Humilha-se tanto mais, quanto maior você é, e você encontrará o favor de Deus”. (Sirach 3:19)

A frase sobre Deus enchendo “os famintos de coisas boas” ressoa mais tarde nos Evangelhos também, quando nosso Senhor diz “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão fartos” (Mt 5: 7). Isso serve como um bom lembrete para “permanecermos famintos” pelas graças de Deus ao orar e ler Sua palavra nas escrituras.

E quanto aos ricos serem mandados embora vazios? Esta linha se refere àqueles que vivem para ter riqueza e poder e sentem que têm tudo planejado. Essas pessoas, na verdade, desejam ser deuses em vez de Deus. Como nosso Senhor pode preencher aqueles que já estão cheios de si mesmos ?

E quanto a você? Sua alma engrandece ao Senhor? Podemos nunca ser capazes de nos aproximar Dele do nível de santidade de Maria como a Mãe de Deus. Mesmo assim, todos nós somos chamados para ser santos.

Seu bom exemplo, como o de nossa Mãe Santíssima, pode ajudar outras pessoas em seu crescimento espiritual. As pessoas veem o amor e a bondade de Cristo em você? Você está permitindo que Deus trabalhe dentro de você para cumprir Sua vontade? Deixe Maria ajudar a dar-lhe as graças de que você precisa para seguir seu Filho e sua Igreja na oração do Magnificat .

Como Santo Ambrósio disse certa vez ao se referir a esta oração maravilhosa: “Que a alma de Maria esteja em nós para glorificar ao Senhor; que seu espírito esteja em nós para que possamos nos alegrar em Deus nosso Salvador.”

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x