Quem foi o anjo que lutou com Jacob?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A história do profeta Jacó lutando com um homem de força sobrenatural, que está tanto na Torá quanto na Bíblia, chamou a atenção dos leitores por séculos. Quem é o homem misterioso que luta com Jacob antes de finalmente abençoá-lo?

Alguns acreditam que o arcanjo Fanuel é o homem que a passagem descreve, mas outros estudiosos dizem que o homem é na verdade o Anjo do Senhor, uma manifestação do próprio Deus antes de sua encarnação mais tarde na história.

Jacob Wrestles

Jacob está a caminho para visitar seu irmão distante Esaú, na esperança de se reconciliar com ele, quando ele encontra o homem misterioso na margem de um rio à noite. A história é contada na Bíblia e na Torá no Livro do Gênesis, capítulo 32.

Os versículos 24 a 28 descrevem a luta corpo-a-corpo entre Jacó e o homem, na qual Jacó finalmente prevalece.

“Então Jacó foi deixado sozinho, e um homem lutou com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, ele tocou a articulação do quadril de Jacó de forma que seu quadril foi torcido enquanto ele lutava com o homem. Então o homem disse: ‘Deixe-me ir, pois é o amanhecer.’ Mas Jacó respondeu: ‘Não vou deixá-lo ir, a menos que você me abençoe’. O homem perguntou-lhe: ‘Qual é o seu nome?’ ‘ Jacó ‘ , ele respondeu. Então o homem disse: ‘Seu nome não será mais Jacó, mas Israel, porque você lutou com Deus e com os humanos e venceu.’ “

Pedindo Seu Nome (Jacob)

Depois que o homem dá a Jacó um novo nome, Jacó pede ao homem que revele seu próprio nome. Os versos 29 a 32 de Gênesis mostram que o homem realmente não responde, mas Jacó identifica o lugar de seu encontro com um nome que reflete seu significado.

“Jacob disse, ‘Por favor, me diga seu nome.’ Mas ele respondeu: ‘Por que você pergunta meu nome?’ Então ele o abençoou ali. Jacó chamou o lugar de Peniel, dizendo: ‘É porque eu vi Deus face a face , mas minha vida foi poupada’. O sol nasceu acima dele quando ele passou por Peniel, e ele estava mancando por causa do quadril. Portanto, até hoje os israelitas não comem o tendão preso à articulação do quadril porque a articulação do quadril de Jacó foi tocada perto do tendão. “

Outra descrição criptográfica

Mais tarde, no Livro de Oséias, a Bíblia e a Torá mencionam a luta de Jacó novamente. No entanto, a maneira como Oséias 12: 3-4 se refere ao evento também não é clara, porque no versículo 3 diz que Jacó “lutou com Deus” e no versículo 4 diz que Jacó “lutou com o anjo”.

É o Arcanjo Fanuel?

Algumas pessoas identificam o arcanjo Fanuel como o homem que luta com Jacó por causa da conexão entre o nome de Fanuel e o nome “Peniel”. Este é o nome que Jacó deu ao lugar onde lutou com o homem.

Em seu livro “Dos Escribas e Sábios: Primeira Interpretação Judaica e Transmissão das Escrituras, Volume 2”, Craig A. Evans escreve: “Em Gênesis 32:31, Jacó nomeia o lugar de sua luta com Deus como ‘Peniel’ – o Rosto de Deus. Os estudiosos acreditam que o nome angelical ‘Fanuel’ e o lugar ‘Peniel’ estão etimologicamente relacionados. “

Morton Smith escreve em seu livro “Cristianismo, Judaísmo e Outros Cultos Greco-Romanos” que os primeiros manuscritos existentes indicam que Jacó estava lutando com Deus em forma angelical. Versões posteriores dizem que Jacob lutou com um arcanjo.

“De acordo com este texto bíblico, o final feliz da luta de Jacó com um oponente misterioso, o patriarca chamou o local do encontro de Peniel / Penuel (Fanuel). Apontando inicialmente para seu adversário divino, o nome foi a tempo atribuído a um substituto angelical . “

É o anjo do Senhor?

Algumas pessoas dizem que o homem que luta com Jacó é o anjo do Senhor.

“Então, quem é o ‘homem’ que luta com Jacó na margem do rio e finalmente o abençoa com um novo nome? Deus … o próprio Anjo do Senhor”, escreve Larry L. Lichtenwalter em seu livro “Wrestling with Angels: In o aperto do Deus de Jacó. “

Em seu livro “O Mensageiro do Senhor nas primeiras interpretações judaicas do Gênesis”, Camilla Hélena von Heijne escreve: “A nomeação de Jacó do lugar e a palavra ‘rosto’ no versículo 30 é uma palavra-chave. Denota presença pessoal, neste caso, presença divina. Buscar a face de Deus é buscar a Sua presença. “

Esta famosa história sobre Jacó pode inspirar todos nós a lutar com Deus e os anjos em nossas vidas para fortalecer nossa fé, Lichtenwalter escreve em “Wrestling with Angels”.

“Curiosamente, com Deus, quando perdemos, ganhamos. Oséias nos diz que Jacó venceu Deus. Apesar de mancar e da rendição, ele venceu! Quando Jacó se rendeu e Deus o jogou, ele venceu. Jacó pegou o ouro porque Deus levou o coração. Sempre que cedermos às garras do Deus de Jacó, nós também venceremos … Tal como aconteceu com Jacó, Deus promete o ministério dos anjos a cada um de nós e às nossas famílias. Podemos não sonhar com eles, vê-los, ou lutar com eles como Jacó. No entanto, eles estão lá, nos bastidores de nossas vidas, envolvidos em todas as nossas lutas existenciais como indivíduos e família. Às vezes, como fez Jacó, inconscientemente lutamos com eles enquanto ministram em nosso nome, seja como forma de proteção ou nos estimulando a fazer o que é certo.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x