Quem são anjos querubins?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Os querubins são um grupo de anjos reconhecidos tanto no judaísmo quanto no cristianismo. Os querubins guardam a glória de Deus na Terra e em seu trono no céu, trabalhem nos registros do universo e ajudem as pessoas a crescer espiritualmente, entregando a misericórdia de Deus a elas e motivando-as a buscar mais santidade em suas vidas.

Querubins e seu papel no judaísmo e no cristianismo

No judaísmo, os anjos querubins são conhecidos por seu trabalho ajudando as pessoas a lidar com o pecado que os separa de Deus para que possam se aproximar de Deus.

Eles encorajam as pessoas a confessar o que fizeram de errado, aceitar o perdão de Deus, aprender lições espirituais com seus erros e mudar suas escolhas para que suas vidas possam seguir em uma direção mais saudável. A Kabbalah, um ramo místico do Judaísmo, diz que o Arcanjo Gabriel lidera os querubins.

No Cristianismo, os querubins são conhecidos por sua sabedoria, zelo em dar glória a Deus e seu trabalho ajudando a registrar o que acontece no universo.

Querubim constantemente adoram a Deus no céu , louvando o Criador por seu grande amor e poder. Eles se concentram em garantir que Deus receba a honra que ele merece e agem como guardas de segurança para ajudar a impedir que qualquer coisa profana entre na presença de um Deus perfeitamente santo.

Perto de Deus

A Bíblia descreve anjos querubins próximos de Deus no céu. Os livros de Salmos e 2 Reis dizem que Deus está “entronizado entre os querubins”.

Quando Deus enviou sua glória espiritual para a Terra em forma física, a Bíblia diz, essa glória residia em um altar especial que o antigo povo israelita carregava com eles aonde quer que fossem para que pudessem adorar em qualquer lugar: a Arca da Aliança.

O próprio Deus dá ao profeta Moisés instruções sobre como representar os anjos querubins no livro de Êxodo. Assim como os querubins estão perto de Deus no céu, eles estavam perto do espírito de Deus na Terra, em uma pose que simboliza sua reverência a Deus e o desejo de dar às pessoas a misericórdia de que precisam para se aproximarem de Deus.

Querubins também aparecem na Bíblia durante uma história sobre seu trabalho protegendo o Jardim do Éden contra a corrupção depois que Adão e Eva introduziram o pecado no mundo. Deus designou os anjos querubins para proteger a integridade do paraíso que ele havia projetado perfeitamente, para que não fosse contaminado pelo pecado.

O profeta bíblico Ezequiel teve uma visão famosa de querubins que apareceram com aparências memoráveis ​​e exóticas – como “quatro criaturas vivas” de luz brilhante e grande velocidade, cada uma com o rosto de um tipo diferente de criatura (um homem, leão, boi e águia ).

Gravadores no Arquivo Celestial do Universo

Os querubins às vezes trabalham com anjos da guarda, sob a supervisão do Arcanjo Metatron , registrando cada pensamento, palavra e ação da história no arquivo celestial do universo.

Nada do que já aconteceu no passado, está acontecendo no presente, ou acontecerá no futuro passa despercebido pelas equipes angélicas trabalhadoras que registram as escolhas de cada ser vivo.

Os anjos querubins, como outros anjos, sofrem quando precisam registrar as más decisões, mas celebram quando registram as boas escolhas.

Os anjos querubins são seres magníficos, muito mais poderosos do que os lindos bebês com asas, às vezes chamados de querubins na arte.

A palavra “querubim” se refere tanto aos anjos reais descritos em textos religiosos como a Bíblia quanto aos anjos fictícios que se parecem com crianças gordinhas que começaram a aparecer em obras de arte durante o Renascimento.

As pessoas associam os dois porque os querubins são conhecidos por sua pureza, assim como as crianças, e ambos podem ser mensageiros do puro amor de Deus na vida das pessoas.

As diferenças entre querubins, cupidos e outros anjos na arte

Bebês fofos anjinhos com bochechas rechonchudas e pequenas asas que usam arcos e flechas para fazer as pessoas se apaixonarem podem ser românticos, mas não têm nenhuma relação com os anjos bíblicos.

Conhecidos como querubins ou cupidos, esses personagens são populares na arte (especialmente na época do Dia dos Namorados ).

Esses pequenos “anjos” fofos não são nada parecidos com os anjos bíblicos com o mesmo nome: querubins. Assim como se apaixonar pode ser confuso, também o é a história de como querubins e cupidos foram confundidos com os anjos bíblicos.

Cupido representa o amor na mitologia antiga

É muito claro de onde vem a associação com o amor. Para isso, você pode recorrer à mitologia romana antiga. Cupido  é o deus do amor na mitologia romana antiga (o mesmo que Eros na mitologia grega).

Cupido era filho de Vênus, a deusa romana do amor, e era frequentemente retratado na arte como um jovem com um arco, pronto para atirar flechas nas pessoas para fazer com que se apaixonassem por outras. Cupido era travesso e tinha prazer em pregar peças nas pessoas para brincar com suas emoções.

Arte da Renascença influencia a mudança na aparência do Cupido

Durante o Renascimento, os artistas começaram a expandir as maneiras como ilustravam todos os tipos de assuntos, incluindo o amor.

O famoso pintor italiano Rafael e outros artistas daquela época criaram personagens chamados “putti”, que pareciam bebês ou crianças.

Esses personagens representavam a presença de puro amor ao redor das pessoas e frequentemente exibiam asas como anjos. A palavra “putti” vem da palavra latina putus, que significa “menino”.

A aparência do Cupido na arte mudou nessa mesma época, de modo que, em vez de ser retratado como um jovem, ele era retratado como um bebê ou criança, como o putti. Logo os artistas começaram a ilustrar Cupido com asas angelicais também.

O significado da palavra “querubim” se expande

Enquanto isso, as pessoas começaram a se referir às imagens de putti e Cupido como “querubins” por causa de sua associação com o glorioso sentimento de estar apaixonado.

A  Bíblia afirma que os anjos querubins protegem a glória celestial de Deus. Não foi um salto muito grande para as pessoas fazerem uma associação entre a glória de Deus e o puro amor de Deus.

E, certamente, os anjos bebês devem ser a essência da pureza. Então, neste ponto, a palavra “querubim” começou a se referir não apenas a um anjo bíblico da categoria de querubins, mas também a uma imagem de Cupido ou putti na arte.

As diferenças não poderiam ser maiores

A ironia é que os querubins da arte popular e os querubins de textos religiosos como a Bíblia não poderiam ser criaturas mais diferentes.

Para começar, suas aparências são completamente diferentes. Enquanto os querubins e cupidos da arte popular parecem bebezinhos rechonchudos, os querubins bíblicos aparecem como criaturas exóticas e ferozmente fortes com múltiplos rostos, asas e olhos.

Querubins e cupidos são freqüentemente descritos como flutuando nas nuvens, mas os querubins na Bíblia aparecem cercados pela luz ígnea da glória de Deus (Ezequiel 10: 4).

Também há um grande contraste entre a seriedade de suas atividades. Querubins e cupidos pequenos simplesmente se divertem pregando peças e fazendo as pessoas se sentirem calorosas e confusas com suas travessuras engraçadas e divertidas.

Mas os querubins são mestres do amor duro. Eles são encarregados de fazer a vontade de Deus, quer as pessoas gostem ou não.

Embora querubins e cupidos não sejam incomodados pelo pecado, os querubins estão seriamente comprometidos em ver as pessoas se aproximarem de Deus, afastando-se do pecado e acessando a misericórdia de Deus para seguir em frente.

Representações artísticas de querubins e cupidos podem ser muito divertidas, mas carecem de qualquer poder real. Por outro lado, dizem que os querubins têm um poder incrível à sua disposição e podem usá-lo de maneiras que desafiam os humanos.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x