Anjos de Natal: Um anjo visita José sobre a Virgem Maria

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Anjos de Natal: A história do Natal na Bíblia inclui várias visitas angélicas diferentes, incluindo a de um anjo que falou com José por meio de um sonho sobre o plano de Deus de que ele serviria como pai de Jesus Cristo na Terra.

José estava noivo de uma garota chamada Maria, que esperava um bebê de uma maneira muito incomum – como uma virgem – porque o Espírito Santo a fez conceber Jesus Cristo.

A gravidez de Maria perturbou tanto José que ele pensou em encerrar o noivado (o que em sua sociedade exigia um processo de divórcio para cancelar uma promessa oficial de casamento ).

Mas Deus enviou um anjo para contar a José o que estava acontecendo. Depois de ouvir a mensagem do anjo, José decidiu ser fiel ao plano de Deus, apesar da humilhação pública que teria que enfrentar de pessoas que pensavam que ele e Maria haviam concebido o filho juntos antes do casamento.

A Bíblia registra em Mateus 1: 18-21: “Assim aconteceu o nascimento de Jesus, o Messias: Sua mãe Maria prometeu se casar com José, mas antes de se encontrarem, ela ficou grávida por meio do Santo Espírito.

Como José, seu marido, era fiel à lei e ainda não queria expô-la à desgraça pública, ele tinha em mente divorciar-se dela discretamente.

Mas depois de ter considerado isso, um anjo do Senhor apareceu a ele em um sonhar e disse: ‘José, filho de Davi, não tenha medo de levar Maria para casa como sua esposa, porque o que ela está concebendo é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deve dar-lhe o nome Jesus, porque ele salvará seu povo dos pecados deles. ‘”

Deus sabe o que as pessoas estão pensando antes que seus pensamentos se tornem palavras ou ações, e esta passagem mostra Deus enviando um anjo para falar com José depois que José simplesmente tinha o divórcio “em mente” e “considerou” isso. O nome “Jesus” que o anjo disse a José para dar ao bebê significa “Deus é a salvação”.

Enquanto algumas pessoas pensam que o anjo que veio a José em um sonho poderia ter sido Gabriel (o arcanjo que visitou Maria em uma visão anterior para informá-la que ela serviria como mãe de Jesus Cristo na Terra), a Bíblia não menciona o nome do anjo.

A passagem bíblica continua em Marcos 1: 22-23: “Tudo isso aconteceu para cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: ‘A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão de Emanuel’ (o que significa “Deus conosco”).”

O versículo ao qual Marcos 1:23 se refere é Isaías 7:14 da Torá. O anjo queria deixar claro para José, um devoto judeu, que uma importante profecia de muito tempo atrás estava se cumprindo com o nascimento desse bebê.

Deus sabia que José, que o amava e queria fazer o que era certo, seria motivado a assumir o desafio de criar o bebê, uma vez que soubesse que o nascimento da criança estava cumprindo uma profecia.

A última parte desta passagem, em Marcos 1: 23-24, mostra como José reagiu à mensagem do anjo para ele: “Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado e levou Maria para casa como sua esposa . Mas ele não consuma o casamento deles até que ela dê à luz um filho. E ele lhe deu o nome de Jesus.”

José teve o cuidado de fazer tudo o que o anjo o instruiu a fazer, bem como honrar a pureza do que Deus estava realizando por meio de Maria. Sua integridade mostra seu amor e fidelidade a Deus – mesmo em meio a circunstâncias desafiadoras.

Em vez de se preocupar com o que queria fazer ou com o que as outras pessoas pensavam dele, José escolheu confiar em Deus e se concentrar no que o mensageiro de Deus, o anjo, havia dito que era o melhor. Como resultado, ele finalmente recebeu muitas bênçãos.

Orações de Anjos de Natal

Os anjos são especialmente populares durante a época do Natal. Desde que os anjos anunciaram o nascimento de Jesus Cristo na antiga Belém, no primeiro Natal, os mensageiros angélicos de Deus desempenharam papéis importantes nas celebrações do feriado de Natal em todo o mundo. Aqui estão algumas orações de anjos de Natal famosas que são lidas ou recitadas em cultos de adoração:

“Oração da Véspera de Natal” de Robert Louis Stevenson

O poema de Natal do renomado escritor escocês começa assim:

“Amoroso Pai, ajude-nos a lembrar o nascimento de Jesus,

para que possamos compartilhar a canção dos anjos,

a alegria dos pastores,

e adoração dos sábios. “

Stevenson, que escreveu muitos outros poemas e romances famosos (como Ilha do Tesouro e Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde ), incentiva os leitores a celebrar o primeiro Natal de suas vidas hoje refletindo sobre a alegria e a paz do Natal que originalmente inspiraram os anjos e pessoas que testemunharam Jesus vieram à Terra.

Mesmo que muitos anos tenham se passado desde aquele evento na história, diz Stevenson, todos nós podemos compartilhar a celebração de maneiras novas em nossas próprias vidas.

“Angelus” (Oração Católica Tradicional)

Esta famosa oração faz parte dos cultos de Natal na Igreja Católica, o maior grupo do Cristianismo. Começa assim:

Líder: “O anjo do Senhor declarou a Maria.”

Respondentes: “E ela concebeu do Espírito Santo.”

Todos: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sejas tu entre as mulheres , e bendito o fruto do teu ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte . “

Líder: “Eis a serva do Senhor.”

Respondentes: “Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

A oração do Angelus se refere ao milagre chamado Anunciação , no qual o arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que Deus a escolheu para servir como mãe de Jesus Cristo durante sua vida terrena.

Embora Maria não soubesse o que aconteceria com ela no futuro depois de responder ao chamado de Deus, ela sabia que o próprio Deus era confiável, então ela disse “sim” a ele.

“Oração pela Festa do Natal” (Oração Ortodoxa Tradicional)

Cristãos ortodoxos oram isso durante seus cultos de Natal. A oração começa:

“Antes do teu nascimento, ó Senhor, as hostes angelicais olhavam com tremor para este mistério e ficavam maravilhadas: porque tu que adornaste a abóbada do céu com estrelas, agradou-te nascer como um bebê; e tu que tens tudo os confins da terra na palma da tua mão colocada numa manjedoura de animais. Pois por tal dispensação a tua compaixão foi revelada, ó Cristo, e a tua grande misericórdia: glória a ti. “

A oração descreve a grande humildade que Jesus demonstrou quando deixou o céu e se transformou de sua forma gloriosa como parte de Deus para encarnar entre os seres humanos que ele havia criado.

No Natal, esta oração nos lembra, o Criador tornou-se parte de sua criação. Por quê? Ele foi motivado pela compaixão e misericórdia, diz a oração, para ajudar as pessoas que sofrem a encontrar a salvação.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x