O que a Bíblia diz sobre o anjo Gabriel?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Se você já ouviu a história do Natal, é provável que reconheça Gabriel como o nome do anjo que trouxe a Maria a notícia de que ela engravidaria e daria à luz Jesus. 

“E o anjo respondeu-lhe:” Eu sou Gabriel. Estou na presença de Deus e fui enviado para falar com você e trazer-lhe estas boas novas. ” Lucas 1:19

Significado do nome de Gabriel

Gabriel também atua em outros lugares da Bíblia, trazendo palavras proféticas do Senhor aos fiéis de Deus.

O nome Gabriel é de origem hebraica e significa “Deus é minha força”. Este nome cristão ainda é popular hoje, listado como # 8 nas paradas de popularidade de nomes de bebês.

Encontre uma descrição das aparições de Gabriel para figuras bíblicas abaixo para conhecer melhor sua história e significado dentro da Bíblia.

Gabriel aparece para Daniel

Gabriel é mencionado pela primeira vez pelo nome em Daniel 8:16. Naquela época, Daniel (famoso pela cova dos leões) estava morando na Babilônia, onde os judeus estavam no exílio.

Conforme o livro de Daniel registra, embora Daniel tenha sido levado ao exílio e ao serviço do rei da Babilônia, ele permaneceu fiel à sua fé e ganhou grande favor, tornando-se um homem poderoso que também era leal a Deus.

Daniel teve muitas visões do futuro. Foi depois de uma dessas visões que o anjo Gabriel o visitou. Gabriel foi chamado para explicar o significado da visão a Daniel, iluminando o que estava por vir.

Gabriel voltou pelo menos mais uma vez, em Daniel 9. Ele foi enviado em resposta à oração de Daniel e veio para lhe dar “visão e entendimento” ( Daniel 9:22 ). Nesse encontro, Gabriel apontou para o “Ungido”, um nome para o Messias, que seria Jesus.

Gabriel pode ter falado com Daniel novamente, mas não está claro porque o anjo de Daniel 10 não é nomeado.

Gabriel aparece para Zacarias

O livro de Lucas, um dos quatro Evangelhos, abre após uma breve introdução com a história de Zacarias, um sacerdote. Lucas registra que Zacarias e sua esposa, Isabel, eram “justos aos olhos de Deus” ( Lucas 1: 6 ).

Um dia, quando Zacarias entrou no templo para queimar incenso diante de Deus, “um anjo do Senhor apareceu-lhe em pé à direita do altar do incenso” ( Lucas 1:11 ). Este anjo era Gabriel. Gabriel deu a Zacarias a notícia de que sua esposa, Isabel, teria um filho.

Isso parecia estranho, pois ambos eram velhos e Isabel não podia ter filhos, mas Gabriel disse a Zacarias que ele deveria chamar o filho de João.

Gabriel estabeleceu diretrizes especiais para João e disse a Zacarias que João traria muitos de volta a Deus e prepararia o caminho para o Senhor – aquele “Senhor” sendo Jesus, cujo nascimento Gabriel em breve também anunciaria.

O bebê, João, não era outro senão João Batista, e seria ele quem batizaria Jesus no início do ministério de Jesus.

Gabriel aparece para Maria

O papel mais conhecido de Gabriel foi aquele em que deu a notícia mais importante: a vinda de Jesus.

Em vez de anunciar a notícia a reis ou sacerdotes, Gabriel foi enviado a uma jovem virgem chamada Maria. A jovem havia encontrado graça de Deus e seria a mãe do Filho de Deus. Gabriel disse a ela:

Você vai conceber e dar à luz um filho e deve chamá-lo de Jesus. Ele será grande e será chamado de Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará sobre os descendentes de Jacó para sempre; seu reino nunca terminará ( Lucas 1: 31-32 ).

Depois de anunciar o nome e a identidade de Jesus, Gabriel explicou a Maria que seria um nascimento virginal causado pelo Espírito Santo

“Eu sou a serva do Senhor”, respondeu Maria. “Que a tua palavra para mim seja cumprida” ( Lucas 1:38 ).

Depois disso, Gabriel foi embora. Ele não aparece na Bíblia novamente, pelo menos pelo nome.

O papel celestial de Gabriel

Mas quem é  Gabriel? Cada vez que Gabriel aparece na Bíblia, é no papel de um mensageiro. No entanto, isso não deve dar a impressão de que ele é um mensageiro bonitinho.

Quando Gabriel apareceu a Daniel, Zacarias e Maria, os três ficaram maravilhados. Daniel diz: “Quando ele se aproximou do lugar onde eu estava, fiquei apavorado e prostrado” ( Daniel 8:17 ).

Zacarias “se assustou e foi dominado pelo medo” ( Lucas 1:12 ). E Maria “ficou muito perturbada com suas palavras e se perguntou que tipo de saudação seria esta” ( Lucas 1:29 ). Ele teve que tranquilizar cada um deles antes de continuar com suas mensagens, levantando Daniel e dizendo a Zacarias e Maria: “Não tenham medo” ( Lucas 1:13, 30).

Gabriel indicou uma posição favorecida quando afirmou que é um anjo que “está na presença de Deus” ( Lucas 1:19 ).

Assim, Gabriel é um anjo bom e santo de Deus que está na presença de Deus, e ele foi escolhido por Deus para entregar mensagens importantes a pelo menos três dos fiéis de Deus, incluindo o nascimento e o nome do Filho de Deus.

Gabriel é um arcanjo?

Embora às vezes seja referido como “o arcanjo Gabriel”, a Bíblia nunca lhe dá esse título.

Gabriel é um dos dois únicos anjos bons nomeados na Bíblia protestante, sendo o outro Michael. Miguel é chamado de arcanjoJudas 9 ), mas Gabriel não é mencionado como tal. 

Essa ideia vem de uma obra escrita entre o Antigo e o Novo Testamento, o livro de Enoque, que chama tanto Miguel quanto Gabriel de arcanjos. Quer o livro de Enoque seja considerado correto ou não, a própria Bíblia nunca chama Gabriel de arcanjo

Gabriel freqüentemente entrega mensagens, como vemos nos exemplos acima. Ele traz as boas novas a Maria sobre como ela dará à luz o Salvador do mundo. Ele fala com Daniel, mostrando-lhe visões do futuro.

Além de seu papel de mensageiro, não sabemos muito sobre esse anjo pelas informações apresentadas no texto bíblico. Embora possamos buscar fontes extra-bíblicas, como o livro de Enoque, para nos entreter, temos que exercer discernimento, especialmente quando se trata de assuntos espirituais.

O que podemos aprender com Gabriel?

Gabriel nos lembra que Deus escuta e cuida de Seu povo. Gabriel trouxe a maior notícia do amor de Deus: a vinda de Jesus. Embora Gabriel possa permanecer envolto em mistério, sua mensagem é o que mais importa.

Isso faz sentido. Sempre que as pessoas vêem anjos na Bíblia, elas costumam se curvar em reverência. Os anjos os repreendem e dizem que adorem somente a Deus. Os anjos são seres adoradores.

Talvez eles queiram ser envoltos em mais mistério porque desejam que a glória vá somente para Deus. Não importa qual seja o caso, podemos saber que os anjos são reais a partir de exemplos muito reais das Escrituras.

Sabemos que os anjos operam tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, como vemos nos exemplos acima. Ele aparece a Maria, Daniel e Zacarias, às vezes trazendo boas novas, outras vezes trazendo notícias perturbadoras.

E sabemos que os anjos ainda operam hoje, enquanto a guerra espiritual se desenrola ao nosso redor.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

x